21/07/2008 12h49 - Atualizado em 04/06/2018 09h17

Central de Vagas agiliza atendimento para quem precisa de internação emergencial

O Nucleo de Regulação e Internação de Urgência, que faz parte da Gerência de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), resolveu 77% dos pedidos de leitos intensivos (UTI, UTIN e intermediário) realizados por todos os hospitais do Estado no mês de junho. Das 1.547 solicitações, 1.191 foram atendidas.

A coordenadora do Nucleo de Regulação, Débora Sobreira da Silva, esclarece que o percentual de atendimentos não realizados em junho – 23% ¬– refere-se a casos de melhora do paciente, alta ou desistência do pedido de leito.

No período que compreende 15 de fevereiro ao final de junho, foram feitas 6.237 solicitações. Desse total, 66% dos casos foram atendidos.

O Nucleo de Regulação e Internação de Urgência existe há 8 anos e atende todos os hospitais públicos do Estado. O serviço de atendimento é realizado 24 horas por meio do telefone (27) 3346-4300, sendo conhecido pelas equipes hospitalares como “Central de Vagas”. O complexo do Núcleo fica na rua Raimundo Nonato, 31, bairro Forte São João, Vitória.

A equipe de trabalho é composta por 20 médicos especialistas, 13 enfermeiros, 32 telefonistas e coordenação. A atuação da Central de Vagas consiste em agilizar o atendimento à população, por meio da comunicação entre o Núcleo de Regulação e os hospitais capixabas, sejam eles públicos ou particulares. Caso não seja encontrado leito específico em hospitais da rede pública, a Central parte para a busca de vagas em hospitais privados.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Regulação, a Central garante que nenhum paciente saia do seu local de origem sem necessidade, sendo que a transferência será feita apenas quando a vaga estiver garantida.

O procedimento funciona da seguinte forma: o médico que estiver acompanhando o paciente no município, ao identificar que ele apresenta um quadro grave e precisa ser levado a outro hospital especializado, entrará em contato com a Central de Vagas.

A equipe médica reguladora, por meio do sistema da Central de Leitos, indicará se ele pode ser enviado ou se deve aguardar por vagas, além do hospital mais adequado para recebê-lo. Também o médico que irá atender o paciente poderá obter seu histórico clínico via Central.

Veja em anexo a demanda de solicitações de leitos intensivos ao Núcleo de Regulação de Internação de Urgência.

Informações à Imprensa:
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard