10/05/2012 12h12 - Atualizado em
23/09/2015 13h33
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador promove palestra sobre saúde vocal
Parte dos atendimentos realizados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado (Cerest) está relacionada a problemas com a voz. Para esclarecer mais sobre o tema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoverá uma palestra gratuita, na quarta-feira (16), às 14 horas, no auditório do CRE Metropolitano, em Cariacica. O evento será aberto ao público em geral, com 99 vagas. Para participar, basta comparecer ao local.
De acordo com a fonoaudióloga do Programa de Saúde Vocal do Cerest, Isabela Castro, a rouquidão é a principal queixa dos pacientes que procuram atendimento. Geralmente são professores e profissionais de telemarketing, ou seja, pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho. As mulheres representam a maioria.
“Normalmente, a rouquidão é o problema mais comum. Isso acontece quando a pessoa não consegue manter o tom habitual da voz. Pode ser causada por cigarro, bebida alcoólica, estresse ou muito ruídos no ambiente de trabalho. As mulheres são as mais acometidas porque têm a caixa torácica e as pregas vocais menores que as do homem”, explica Isabela.
O primeiro passo para o tratamento é comparecer à consulta coletiva, realizada toda sexta-feira, às 8h30min, no auditório do Cerest, no CRE Metropolitano. Não é necessária indicação médica. “Lá o médico do trabalho terá condições de analisar se o problema com a voz tem nexo causal com a atividade profissional”, afirma a fonoaudióloga.
A partir daí, o usuário já é inserido automaticamente no Programa de Saúde Vocal, onde terá acompanhamento multiprofissional, que envolve fonoaudiólogo, massoterapeuta e, se for necessário, psicólogo. “Fazemos um trabalho de reeducação vocal. É importante que o paciente tenha disponibilidade de comparecer ao tratamento pelo menos uma vez por semana”, afirma.
Dicas para cuidar da voz
- Falar moderadamente;
- Beber bastante água;
- Ao menor sinal de rouquidão, procurar um otorrino;
- Evitar comidas gordurosas;
- Comer maçã com casca.
Informações à Imprensa:
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
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De acordo com a fonoaudióloga do Programa de Saúde Vocal do Cerest, Isabela Castro, a rouquidão é a principal queixa dos pacientes que procuram atendimento. Geralmente são professores e profissionais de telemarketing, ou seja, pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho. As mulheres representam a maioria.
“Normalmente, a rouquidão é o problema mais comum. Isso acontece quando a pessoa não consegue manter o tom habitual da voz. Pode ser causada por cigarro, bebida alcoólica, estresse ou muito ruídos no ambiente de trabalho. As mulheres são as mais acometidas porque têm a caixa torácica e as pregas vocais menores que as do homem”, explica Isabela.
O primeiro passo para o tratamento é comparecer à consulta coletiva, realizada toda sexta-feira, às 8h30min, no auditório do Cerest, no CRE Metropolitano. Não é necessária indicação médica. “Lá o médico do trabalho terá condições de analisar se o problema com a voz tem nexo causal com a atividade profissional”, afirma a fonoaudióloga.
A partir daí, o usuário já é inserido automaticamente no Programa de Saúde Vocal, onde terá acompanhamento multiprofissional, que envolve fonoaudiólogo, massoterapeuta e, se for necessário, psicólogo. “Fazemos um trabalho de reeducação vocal. É importante que o paciente tenha disponibilidade de comparecer ao tratamento pelo menos uma vez por semana”, afirma.
Dicas para cuidar da voz
- Falar moderadamente;
- Beber bastante água;
- Ao menor sinal de rouquidão, procurar um otorrino;
- Evitar comidas gordurosas;
- Comer maçã com casca.
Informações à Imprensa:
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
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