09/01/2012 15h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Chamadas indevidas representaram cerca de 80% das ligações recebidas pelo Samu 192 em 2011

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Secretaria de Estado da Saúde recebeu um total de 635.660 ligações em 2011. Destas, 46% foram trotes e 31% concentraram pedidos de informações gerais, como endereços e telefones de hospitais.

O coordenador médico do Samu 192, Alexandre Bittencourt, destaca que, do total de chamadas recebidas em 2011, apenas 23% foram adequadas ao perfil de serviços prestados. “As chamadas indevidas congestionam as linhas telefônicas e podem causar saídas desnecessárias de ambulâncias, prejudicando os serviços à população", afirma. O número de chamadas foi, porém, menor que em 2010, que registrou 690.746 ligações.

Os atendimentos com regulação médica totalizaram 90.080 dos chamados do Samu 192 em 2011, sendo que foram feitos 45.752 envios de ambulância para socorro, 8.377 a mais que em 2010. A média de envio de ambulância para atendimento em 2011 foi de 125 por dia. Segundo Bittencourt, em quase metade dos chamados a população contou com atendimento médico por telefone, tendo seu problema resolvido apenas com orientação.

“O envio da ambulância ocorre nas situações que envolvem risco de vida e que necessitem de atendimento imediato”, explica. Entre os tipos de agravos atendidos, predominaram os clínicos adultos (ex: infarto, AVC, parada cardíaca), com 55%. Entre as causas externas, segundo tipo de atendimento mais comum, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 12.418 envios de ambulância, contra 10.485 em 2010.

O coordenador destaca, que desde 2006, primeiro ano de funcionamento do Samu no Estado, o número de atendimentos a acidentes de trânsito aumentou em quase 370%. Quando computados apenas os números de acidentes motociclísticos esse crescimento chega a 1.639%. Isso porque em 2006 foram 420 atendimentos a acidentados de moto. Já em 2010 foram 5.462 e, no ano passado, 6.886 no total.

Já as motolâncias, que tiveram seu funcionamento iniciado em agosto do ano passado, foram responsáveis por 452 atendimentos até dezembro. As motolâncias foram criadas para atender a ocorrências específicas, de maior gravidade, em que o tempo–resposta garante a sobrevida e minimiza sequelas, como em situações de parada cardiorrepiratória, falta de ar severa, dor torácica, acidentes de trânsito graves, suspeita de infarto e de derrame cerebral

Casos graves

O Samu 192 foi criado para atender a casos graves envolvendo risco de vida e que necessitem de atendimento imediato. Atualmente, está presente em 12 municípios das regiões Metropolitana da Grande Vitória, Serrana e Litoral Sul, com cobertura até Piúma.

Para os pacientes que não apresentam risco de vida, como acamados ou com dificuldades de locomoção, os municípios disponibilizam ambulâncias que realizam transporte sanitário, serviço destinado a pacientes que não apresentam risco de vida.

O atendimento do Samu abrange uma área de 1.793.942 habitantes. Conta com 355 profissionais, que atuam 24 horas por dia nas emergências, a maioria médicos, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem, 17 Unidades de Suporte Básico, seis Unidades de Suporte Avançado e quatro motolâncias.

Quando acionar o Samu 192

Confira abaixo os casos de urgência e emergência que necessitam de assistência do Samu 192:

- Parada cardiorrespiratória;
- Suspeita de infarto;
- Dificuldade respiratória severa;
- Suspeita de acidente vascular cerebral;
- Intoxicação exógena;
- Queimadura de grande extensão;
- Choque elétrico;
- Acidentes/traumas com vítimas;
- Quedas;
- Afogamento;
- Alguns casos de desmaio;
- Surto Psiquiátrico;
- Ferimento por arma de fogo ou arma branca
- Trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;

Como utilizar o Samu 192

A coordenação do Samu 192 dá algumas orientações às pessoas que acionam o serviço em casos de emergência.

- Manter-se próximo à vítima;
- Tentar manter a calma;
- Informar ao telefonista o endereço, ponto de referência, nome e idade do paciente;
- Descrever com clareza o que aconteceu, o que o paciente está sentindo e responder às perguntas do médico;
- Seguir as orientações passadas pelo médico.

Média de chamadas diárias em 2011

1.742 ligações
798 trotes
125 envios de ambulância

Atendimentos a acidentes de trânsito 2011

Atropelamentos - 1.898
Acidentes Automobilísticos - 2.572
Acidentes Motociclísticos - 6.886
Acidentes Ciclísticos - 1.062
Total -12.418

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