26/12/2013 14h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

#ChuvanoES: Ministério da Saúde libera pacote de ajuda

Durante videoconferência realizada nesta quinta-feira (26) entre o secretário da Saúde, José Tadeu Marino, e o ministro da Saúde, José Padilha, e suas respectivas equipes de técnicos, ficou acertado que o Governo Federal liberará um pacote de ajuda que beneficiará capixabas desalojados, desabrigados e isolados que estão sem atendimento médico por causa das fortes chuvas no Espírito Santo.

O pacote inclui diversas ações, como o envio de mais 10 kits de medicamentos para contemplar um total de cinco mil pessoas afetadas por enchentes e alagamentos. Com essa nova remessa, que deve chegar ainda nesta quinta (26), o Estado passará a contar com 20 kits com capacidade de cobertura total de dez mil habitantes durante três meses.

Os kits são formados por remédios e insumos (veja abaixo os detalhes). O objetivo é prevenir e tratar capixabas suscetíveis a doenças causadas pelas chuvas, como leptospirose, hepatite A, diarreia e febre tifoide, além da dengue.

O Ministério da Saúde (MS) concedeu também 30 mil frascos extras de hipoclorito de sódio (cloro), produto usado na desinfecção da água para torná-la potável. Desse total, 20 mil já chegaram e estão sendo distribuídos para os municípios mais afetados.

Para ajudar nas remoções em locais com acesso dificultado por enchentes e alagamentos foram cedidas quatro ambulâncias do Samu 192 adaptadas com tração nas quatro rodas. Esses veículos são do tipo pick-up com baú e podem alcançar regiões do interior em que não é possível prestar socorro por meio de ambulâncias tradicionais.

Mais profissionais

Além de produtos e equipamentos, o MS também se comprometeu a disponibilizar mais três equipes da Força Nacional do SUS – cada uma composta por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. Elas devem chegar até esta sexta-feira (27) para se juntar a uma outra equipe que já está aqui. Esses profissionais estão preparados para realizar atendimento em situações de emergência em saúde pública.

Outros dois profissionais devem desembarcar no Espírito Santo para avaliar melhor a questão da assistência médica na atenção básica e nos hospitais estaduais. Eles ficarão responsáveis por fazer o levantamento das necessidades do Estado no que diz respeito ao atendimento da população.

O que vem em um kit

Cada kit pode atender até 500 pessoas e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, tais como antibióticos, anti-inflamatórios, antitérmicos, analgésicos, remédio contra vermes, micose, pressão alta, úlceras estomacais, enjoos, vômitos, além de soro injetável, entre outros.

Há ainda 18 tipos de insumos, como sais para reidratação, esparadrapos, seringas, luvas, hipoclorito de sódio (cloro), atadura, cateter, compressa de gaze e máscara.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard