10/04/2015 13h09 - Atualizado em
23/09/2015 13h43
Com qualidade assistencial e segurança do paciente, Hospital Estadual conquista acreditação ONA

Dois anos de funcionamento e o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, já é acreditado ONA nível II. Sabe o que isso significa? Que o maior hospital público do Estado passou por um processo de avaliação da Organização Nacional de Acreditação que auditou todos os setores da unidade verificando processos, estrutura física e qualidade dos serviços prestados e o resultado foi a conquista da Acreditação Plena.
No Espírito Santo, apenas sete instituições de saúde possuem a acreditação, sendo o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na atualidade, o único da rede pública de saúde. Segundo a diretora-geral da unidade, desde sua abertura, há dois anos, que toda equipe trabalha para implantar o padrão de qualidade ONA.
“Obter o certificado era uma das metas prioritárias da nossa administração e, no prazo estipulado por nós, dois anos, conseguimos. Nossa responsabilidade enquanto organização social que administra a instituição, a Aebes, é promover qualidade assistencial e segurança aos nossos pacientes e estamos mostrando, que com o trabalho desenvolvido e o engajamento dos profissionais, isso é possível. Acreditamos em uma certificação em que visualizamos o resultado com foco no paciente”, frisou a diretora-geral do Hospital Dr. Jayme, Katiana Erler.
O certificado, considerado um dos mais desafiadores da área da saúde traz uma cobrança ainda maior para a instituição. “Não conhecia uma unidade de saúde pública, durante minha experiência como médica e avaliadora ONA, que tivesse tamanho compromisso e qualidade com o paciente. A partir de agora vocês serão ainda mais cobrados e precisam ter em mente que o comprometimento apresentado até agora deve ser, cada vez mais, aperfeiçoado”, completou a médica e avaliadora ONA, Lucia Paraíso.
“A nossa preocupação é a gestão voltada para a assistência e segurança do paciente. Por isso, enquanto equipe, identificamos que vocês evoluíram e buscaram melhorar. Esforço e empenho dos profissionais. Os processos implantados realmente funcionam e mais, trabalham plenamente. Pudemos perceber que vocês não querem um certificado para parede, vocês querem o melhor para a assistência e, posso garantir, os ciclos de melhoria são contínuos”, avaliou o farmacêutico bioquímico e auditor ONA, Eduardo Ferraz.
Processo de auditoria
O trabalho em busca da acreditação começou em 2013, logo na inauguração. Treinamento da equipe e conscientização dos processos foram essenciais para o resultado alcançado hoje. Nesse sentido, o setor da Qualidade teve papel fundamental na implantação e disseminação das informações com, inclusive, processos de auditoria interna. A gerente da Qualidade da Aebes, Tatiana Furtado, disse que no dia 20 de junho de 2014, o hospital concluiu sua primeira auditoria, o que serviu como um treino antes da auditoria da certificação.
“A auditoria interna nos permitiu avaliar objetivamente a extensão em que os requisitos estão sendo atendidos e capacitar os funcionários para que possamos conduzir o processo de acreditação de maneira que o hospital atinja o melhor desempenho”, resume a gerente.
A equipe da Qualidade auditou todas as unidades assistenciais (que atendem diretamente o paciente), administrativas e as áreas de apoio com o intuito de verificar os processos, a estrutura física, as condições de trabalho e também os resultados obtidos. Segundo a gerente, foram verificados, por exemplo, se os protocolos assistenciais estavam implantados e funcionando, se os funcionários conheciam os protocolos e se as rotinas eram seguidas da forma correta.
Um dos métodos para alcançar a melhoria na assistência ao paciente foi a implantação do Time de Resposta Rápida (TIRR). O TIRR trabalha de forma preventiva junto aos pacientes para reduzir o número de intercorrências clínicas graves e paradas cardiorrespiratórias nas unidades de internação.
“O processo foi descrito em manual, implantado na instituição e os profissionais receberam treinamento. O paciente é o grande beneficiado porque ele está assistido por uma equipe munida de rádio comunicador, que deverá ser acionada, a qualquer momento, quando forem detectados sinais de alerta”, explicou Luciana de Souza Costa, enfermeira do setor da Qualidade.
Segundo o manual do TIRR, a detecção precoce e a valorização adequada dos sinais de deterioração clínico laboratorial promovem, comprovadamente, a redução de intercorrências clínicas graves intra-hospitalares. Dessa forma, em todos os plantões assistenciais, uma equipe do TIRR fica em alerta para os sinais de intercorrências.
Além disso, os setores em que a equipe de auditoria identificava oportunidades de melhoria eram notificados e ganhavam tempo para efetuar as mudanças. Ao fim do período, foi realizada uma auditoria de follow up, que serviu justamente para verificar se o dever de casa tinha sido feito.
“Houve um envolvimento muito grande dos funcionários de nível operacional nas auditorias. Eles eram abordados para explicar o funcionamento da área em que trabalham, falar dos processos, dos riscos, dos indicadores, e eles mostraram que conheciam as ferramentas e a sistêmica de gestão da qualidade. As auditorias foram importantes para chegarmos afinados para o processo final de acreditação”, comentou Tatiana.
Para a diretora-geral, Katiana Erler, as instituições acreditadoras contribuem com as empresas na medida em que indicam um norte a ser seguido. No caso da ONA, por exemplo, ela estabelece quais são os requisitos que um hospital deve implantar para oferecer uma assistência de qualidade e segura ao paciente. Conforme enfatiza Katiana, obter as certificações neste momento, portanto, é consequência de um trabalho que já vem sendo feito da maneira correta.
Oportunidade de crescimento
Para a técnica de enfermagem Estela de Amorim Ribeiro Mendes, que trabalha no pronto-socorro, era certeza de que o hospital obteria a certificação. “Sempre acreditei e acredito que no hospital como um todo. A equipe já está consciente de que o trabalho bem feito deve ser desenvolvido todos os dias”, enfatiza.
Estela já passou pelo processo de acreditação em outra empresa e sabe o quanto essa experiência faz diferença no currículo de um profissional. “Pesam no currículo a participação e o envolvimento. Sei que o meu currículo foi avaliado de forma diferente pelo fato de eu ter tido essa experiência em outro trabalho e que está sendo enriquecido com a experiência que estou tendo agora”, diz a técnica de enfermagem, que estuda Gestão Hospitalar.
O assistente do setor de Recursos Humanos, Natalia Mota Saldanha, também vê como oportunidade a participação num processo de acreditação. Ela conta que estudou muito e afirma que a equipe estava bastante confiante e segura.
“Quando recebemos a notícia de que haveria o processo de acreditação, enfiei a cara nos estudos. Busquei conhecimento, que é algo que ninguém tira da gente. Da mesma forma que o hospital me ajudou agora tive a oportunidade de ajudá-lo”, comenta a jovem de 25 anos.
Acreditação
A certificação pelo ONA pode ocorrer em três níveis:
Acreditado (ONA nível I): Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Acreditado Pleno (ONA nível II): Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
Acreditado com Excelência (ONA nível III): O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
O Hospital Dr. Jayme está acreditado ONA nível II, Acreditado Pleno. A auditoria de manutenção já tem data marcada e será no mês de novembro. Ate lá, todos os serviços e processos implantados, bem como as melhorias apresentadas, precisam estar em pleno funcionamento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
No Espírito Santo, apenas sete instituições de saúde possuem a acreditação, sendo o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na atualidade, o único da rede pública de saúde. Segundo a diretora-geral da unidade, desde sua abertura, há dois anos, que toda equipe trabalha para implantar o padrão de qualidade ONA.
“Obter o certificado era uma das metas prioritárias da nossa administração e, no prazo estipulado por nós, dois anos, conseguimos. Nossa responsabilidade enquanto organização social que administra a instituição, a Aebes, é promover qualidade assistencial e segurança aos nossos pacientes e estamos mostrando, que com o trabalho desenvolvido e o engajamento dos profissionais, isso é possível. Acreditamos em uma certificação em que visualizamos o resultado com foco no paciente”, frisou a diretora-geral do Hospital Dr. Jayme, Katiana Erler.
O certificado, considerado um dos mais desafiadores da área da saúde traz uma cobrança ainda maior para a instituição. “Não conhecia uma unidade de saúde pública, durante minha experiência como médica e avaliadora ONA, que tivesse tamanho compromisso e qualidade com o paciente. A partir de agora vocês serão ainda mais cobrados e precisam ter em mente que o comprometimento apresentado até agora deve ser, cada vez mais, aperfeiçoado”, completou a médica e avaliadora ONA, Lucia Paraíso.
“A nossa preocupação é a gestão voltada para a assistência e segurança do paciente. Por isso, enquanto equipe, identificamos que vocês evoluíram e buscaram melhorar. Esforço e empenho dos profissionais. Os processos implantados realmente funcionam e mais, trabalham plenamente. Pudemos perceber que vocês não querem um certificado para parede, vocês querem o melhor para a assistência e, posso garantir, os ciclos de melhoria são contínuos”, avaliou o farmacêutico bioquímico e auditor ONA, Eduardo Ferraz.
Processo de auditoria
O trabalho em busca da acreditação começou em 2013, logo na inauguração. Treinamento da equipe e conscientização dos processos foram essenciais para o resultado alcançado hoje. Nesse sentido, o setor da Qualidade teve papel fundamental na implantação e disseminação das informações com, inclusive, processos de auditoria interna. A gerente da Qualidade da Aebes, Tatiana Furtado, disse que no dia 20 de junho de 2014, o hospital concluiu sua primeira auditoria, o que serviu como um treino antes da auditoria da certificação.
“A auditoria interna nos permitiu avaliar objetivamente a extensão em que os requisitos estão sendo atendidos e capacitar os funcionários para que possamos conduzir o processo de acreditação de maneira que o hospital atinja o melhor desempenho”, resume a gerente.
A equipe da Qualidade auditou todas as unidades assistenciais (que atendem diretamente o paciente), administrativas e as áreas de apoio com o intuito de verificar os processos, a estrutura física, as condições de trabalho e também os resultados obtidos. Segundo a gerente, foram verificados, por exemplo, se os protocolos assistenciais estavam implantados e funcionando, se os funcionários conheciam os protocolos e se as rotinas eram seguidas da forma correta.
Um dos métodos para alcançar a melhoria na assistência ao paciente foi a implantação do Time de Resposta Rápida (TIRR). O TIRR trabalha de forma preventiva junto aos pacientes para reduzir o número de intercorrências clínicas graves e paradas cardiorrespiratórias nas unidades de internação.
“O processo foi descrito em manual, implantado na instituição e os profissionais receberam treinamento. O paciente é o grande beneficiado porque ele está assistido por uma equipe munida de rádio comunicador, que deverá ser acionada, a qualquer momento, quando forem detectados sinais de alerta”, explicou Luciana de Souza Costa, enfermeira do setor da Qualidade.
Segundo o manual do TIRR, a detecção precoce e a valorização adequada dos sinais de deterioração clínico laboratorial promovem, comprovadamente, a redução de intercorrências clínicas graves intra-hospitalares. Dessa forma, em todos os plantões assistenciais, uma equipe do TIRR fica em alerta para os sinais de intercorrências.
Além disso, os setores em que a equipe de auditoria identificava oportunidades de melhoria eram notificados e ganhavam tempo para efetuar as mudanças. Ao fim do período, foi realizada uma auditoria de follow up, que serviu justamente para verificar se o dever de casa tinha sido feito.
“Houve um envolvimento muito grande dos funcionários de nível operacional nas auditorias. Eles eram abordados para explicar o funcionamento da área em que trabalham, falar dos processos, dos riscos, dos indicadores, e eles mostraram que conheciam as ferramentas e a sistêmica de gestão da qualidade. As auditorias foram importantes para chegarmos afinados para o processo final de acreditação”, comentou Tatiana.
Para a diretora-geral, Katiana Erler, as instituições acreditadoras contribuem com as empresas na medida em que indicam um norte a ser seguido. No caso da ONA, por exemplo, ela estabelece quais são os requisitos que um hospital deve implantar para oferecer uma assistência de qualidade e segura ao paciente. Conforme enfatiza Katiana, obter as certificações neste momento, portanto, é consequência de um trabalho que já vem sendo feito da maneira correta.
Oportunidade de crescimento
Para a técnica de enfermagem Estela de Amorim Ribeiro Mendes, que trabalha no pronto-socorro, era certeza de que o hospital obteria a certificação. “Sempre acreditei e acredito que no hospital como um todo. A equipe já está consciente de que o trabalho bem feito deve ser desenvolvido todos os dias”, enfatiza.
Estela já passou pelo processo de acreditação em outra empresa e sabe o quanto essa experiência faz diferença no currículo de um profissional. “Pesam no currículo a participação e o envolvimento. Sei que o meu currículo foi avaliado de forma diferente pelo fato de eu ter tido essa experiência em outro trabalho e que está sendo enriquecido com a experiência que estou tendo agora”, diz a técnica de enfermagem, que estuda Gestão Hospitalar.
O assistente do setor de Recursos Humanos, Natalia Mota Saldanha, também vê como oportunidade a participação num processo de acreditação. Ela conta que estudou muito e afirma que a equipe estava bastante confiante e segura.
“Quando recebemos a notícia de que haveria o processo de acreditação, enfiei a cara nos estudos. Busquei conhecimento, que é algo que ninguém tira da gente. Da mesma forma que o hospital me ajudou agora tive a oportunidade de ajudá-lo”, comenta a jovem de 25 anos.
Acreditação
A certificação pelo ONA pode ocorrer em três níveis:
Acreditado (ONA nível I): Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Acreditado Pleno (ONA nível II): Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
Acreditado com Excelência (ONA nível III): O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
O Hospital Dr. Jayme está acreditado ONA nível II, Acreditado Pleno. A auditoria de manutenção já tem data marcada e será no mês de novembro. Ate lá, todos os serviços e processos implantados, bem como as melhorias apresentadas, precisam estar em pleno funcionamento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com