31/01/2008 06h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Começa a distribuição de 500 mil camisinhas

Carnaval é época de diversão, mas é importante que as pessoas cheguem ao final da folia com saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou esta semana a distribuição de 500 mil camisinhas durante as festas. Os preservativos foram comprados pela Sesa e, junto com eles, a secretaria está distribuindo cerca de quatro mil folderes e mil cartazes da campanha preventiva do Ministério da Saúde para o Carnaval 2008, com o tema “Bom de cama é quem usa camisinha”.

Segundo Sandra Fagundes, coordenadora do programa estadual DST/Aids, até agora, 23 municípios já adquiriram o material, totalizando cerca de 250 mil camisinhas. A expectativa é que, até o final desta semana, todo o estoque seja entregue aos municípios.

Das cidades que retiraram os preservativos, a maior parte está localizada no litoral, onde o Carnaval é mais agitado, como São Mateus, Conceição da Barra, Marataízes e Guarapari. Além disso, cidades grandes, com mais de 50 mil habitantes, como Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, também receberam as camisinhas.

Prevenção

Quem utiliza camisinha, além de se proteger da Aids, previne-se de outras doenças sexualmente transmissíveis e evita uma gravidez indesejada. Segundo Valmir Fiorotti, técnico do Programa DST/Aids, são registrados em média 458 casos da doença por ano no Espírito Santo e os jovens são as principais vítimas. A faixa etária mais atingida é a de 20 a 49 anos, respondendo por 82,2% dos casos notificados.

Outra forma de se prevenir, e até mesmo de não constranger as pessoas portadoras do vírus, é conhecendo as formas de contágio da doença. Por exemplo, não se pega Aids em demonstrações de carinho como beijo na boca, abraço e aperto de mãos. Da mesma maneira, não existe contaminação por meio do uso de talheres e de banheiros, em doações de sangue e picadas de inseto ou pelo ar. Porém, a transmissão da doença ocorre no sexo sem camisinha, no compartilhamento de seringas ou da gestante para o bebê.

Todos os meses, o Ministério da Saúde envia também 400 mil preservativos para serem distribuídos entre os serviços de referência em DST/Aids dos municípios. A iniciativa visa a evitar a disseminação do vírus.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: João Paulo Pereira
Tels.: 27 3137-2307 / 3137-2378 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard