15/09/2004 12h11 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Começa pesquisa que vai mostrar como está o acesso à medicamentos

Começou nesta terça-feira (14), no bairro São Pedro, em Vitória, a pesquisa que vai averiguar como está o acesso da população à medicamentos. A equipe de pesquisadores, formada por dois farmacêuticos e dois acadêmicos do curso de farmácia, visitaram a Policlínica e domicílios da região.

O levantamento, que segue até o dia 24 de setembro, faz parte do projeto “Estudo da assistência Farmacêutica no Brasil”, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e será realizado também em Muniz Freire, no período de 21 a 24 de setembro.

Os pesquisadores visitarão unidades de saúde dos dois municípios onde, segundo o coordenador geral da pesquisa no Estado, Waltemir Lourdes da Silva, está sendo feito um controle do abastecimento de medicamentos. Além disso, um total de 240 domicílios serão visitados pela equipe, sendo, 120 em Vitória e 120 em Muniz Freire.

“Com os usuários, através de um simples questionário, queremos saber se ele conseguiu o medicamento prescrito pelo médico quando precisou e como ele resolve os seus problemas de saúde”, explicou o coordenador.

Numa parceria com o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a pesquisa segue nesta quarta-feira (15) em Maruípe, na quinta-feira (16), os pesquisadores estarão no bairro Jesus de Nazareth e na sexta-feira (17), na região do Parque Moscoso, no centro de Vitória.

Além do Espírito Santo, o estudo da assistência farmacêutica será realizado em outros cinco estados: Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul e Para.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard