07/07/2015 14h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Comissões de Estágio da Sesa discutem educação em saúde em parceria com a Ufes

Os campos de estágio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) formam por ano cerca de dois mil alunos de cursos superiores e técnicos, em sua maioria na área da saúde, mas também de setores administrativos. Para fortalecer o papel desempenhado pelas comissões de estágio, produzir novos conhecimentos com instituições de ensino e ampliar a aproximação de teoria e prática, a Coordenação de Estágio da Sesa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), está promovendo uma formação para discutir a Educação Permanente em Saúde (EPS).

De acordo com a coordenadora de estágio curricular supervisionado da Sesa, Silvana Assis Machado, a parceria com a Ufes possibilita que mais atores possam contribuir na condução e desenvolvimento das Comissões de Estágio Supervisionado da Sesa, bem como refletir sobre a importância dos estágios para o serviço de saúde e realizar interface junto às instituições de ensino que também contribuem com o desenvolvimento dos campos de estágio da Sesa.

“Essa discussão é uma demanda do Grupo de Trabalho da Comissão de Estágio Supervisionado, pois é necessário haver um diálogo melhor sobre a Educação Permanente em Saúde com as instituições de ensino, e, dessa forma, aproximá-las das necessidades de saúde no cotidiano do trabalho”, explica a coordenadora.

Segundo Silvana, a Educação Permanente em Saúde é uma educação que se aprende no trabalho e pelo trabalho. É sair do modelo de sala de aula, executar ações que unam teoria e prática, com isso transformar a realidade do ambiente em que o estudante utiliza como prática.

“O aluno, durante seu estágio, aprende, mas também pode agregar conhecimento ao profissional. E essa é uma das situações que ocorrem na Educação Permanente em Saúde, pois é algo que já acontece e muitas vezes não é percebido”, afirma Silvana, lembrando que a Sesa possui 20 serviços que oferecem estágio supervisionado de nível técnico e superior.

Formação-ação

A Coordenação de Estágio Curricular Supervisionado da Sesa, as Comissões de Estágio, juntamente com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes iniciaram a formação-ação em junho. Os encontros acontecerão mensalmente ao longo do ano, nas segundas quartas-feiras de cada mês. O próximo encontro de formação-ação acontece nesta quarta-feira (08), às 13h30, no auditório da Sesa.

A coordenadora de estágio curricular supervisionado da Sesa, Silvana Assis Machado, explica que a formação-ação é um processo ativo de aprendizagem. Os encontros são feitos em rodas de conversa, tendo os mestrandos e doutorandos da Ufes como facilitadores.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard