17/02/2009 11h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Comitê pede mobilização da sociedade no combate à dengue

O Comitê Estadual de Mobilização Social contra a Dengue se reuniu, nesta terça-feira (17), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Bento Ferreira. Durante o encontro, foi apresentada e discutida a atual situação epidemiológica do Estado em relação à doença. Foi feito também um apelo para que as entidades participantes possam contribuir na divulgação das informações em suas áreas de atuação e na comunidade em que estão inseridas.

Participaram da reunião aproximadamente 50 membros do Comitê, entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), sociedade civil organizada, poder público, entidades, empresas, autarquias, sindicatos, Corpo de Bombeiros, Superintendências Regionais de Saúde, Defesa Civil, dentre outros.

“Estamos pedindo para que toda a sociedade se mobilize para combater esta doença”, enfatiza a técnica de Educação em Saúde do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva), da Sesa, Flávia Selestrino. Os membros do Comitê foram convidados ainda a apresentar propostas para ações estratégicas de educação e informação para serem colocadas em prática junto à comunidade.

Uma das propostas partiu do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), que pretende colocar nas sacolas de papel, usadas para embalar os pães, mensagens de combate à dengue. Já o Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) vai iniciar um trabalho junto aos seus alunos com informações sobre a doença. As empresas que participaram da reunião também se comprometeram a repassar as informações aos seus funcionários.

O Comitê foi instituído em 2003 e reativado em 2008. Neste ano, segundo Flávia Selestrino, as atividades serão intensificadas por conta do aumento no número de casos notificados da doença. Até a quinta semana epidemiológica, entre 1º e 08 de fevereiro, foram realizadas 4.382 notificações.

Força-tarefa

Ainda nesta terça-feira (17), pela manhã, técnicos da Sesa se encontraram com prefeitos, gestores de saúde municipais, diretores, coordenadores de hospitais e unidades de saúde da Microrregião de São Mateus. A reunião faz parte das ações emergenciais de combate à dengue e tem o objetivo de levar aos profissionais e gestores as principais orientações, com prioridade para a assistência ao doente.

Durante o evento, realizado em São Mateus, os técnicos da Sesa reafirmaram a importância da hidratação imediatamente após o aparecimento dos sintomas da doença e pediram agilidade no atendimento, na capacitação dos agentes e na notificação.

A Sesa também solicitou aos municípios que enviem, nesta semana, uma planilha com a lista das necessidades mais urgentes em relação à assistência ao doente, controle do vetor, mobilização social e vigilância epidemiológica – quatro eixos essenciais para o combate à doença.

Na última semana, o grupo força-tarefa esteve reunido com os municípios da Macrorregião Centro, da Microrregião de Cachoeiro de Itapemirim e da Microrregião de Guaçuí. Nesta segunda-feira (16), as cidades que compõe a Macrorregião de Colatina receberam os técnicos da Sesa.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro