09/06/2009 14h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Concluída auditoria sobre Policlínica de São Pedro

A auditoria realizada em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) para apurar o ocorrido na Policlínica de São Pedro, no dia 16 de maio, concluiu que a usuária Rosalina Arantes Couto, 55 anos, era paciente cardíaca crônica grave; que o leito de UTI solicitado à Central de Internação do Estado foi adquirido em tempo hábil; e que houve demora na chegada da ambulância que faria a remoção inter-hospitalar.

Informação da declaração de óbito, feita pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Sesa, registra o falecimento às 19h30, e o laudo da necropsia aponta que a causa da morte de Rosalina foi em decorrência de “infarto agudo do miocárdio em paciente portadora de hipertensão arterial sistêmica, com doença aterosclerótica coronariana”. O laudo ainda aponta “existência de cardiomegalia (coração acima do tamanho normal) e de antigos infartos do miocárdio”.

Auditoria no PA de São Pedro

A auditoria conjunta aponta que:

• Atendimento na rede Básica: A paciente foi cadastrada na Unidade de Saúde do bairro em que morava, em 1996, onde recebia acompanhamento. No ano de 2009 foi atendida 11 vezes no serviço.

• Atendimento especializado: A usuária foi assistida por diversos médicos especialistas. No ano de 2009 foi atendida cinco vezes por especialistas. Realizou diversos exames como ecocardiograma, eletrocardiograma, ecodoppler de carótidas, entre outros.

• Atendimento no PA de São Pedro: A paciente foi, imediatamente, atendida ao dar entrada no Pronto Atendimento. Foram disponibilizados todos os insumos, inclusive, medicamentos. Os equipamentos disponíveis no PA estão de acordo com a Portaria/GM/Nº 2048/2002, do Ministério da Saúde. Todos os equipamentos utilizados para atendimento da paciente, conforme laudos da empresa de manutenção estavam em funcionamento. A equipe de plantão também estava completa, com seis clínicos, um cirurgião e quatro pediatras. A aposentada necessitou de atendimento hospitalar e a equipe do PA de São Pedro, solicitou a vaga na Central de Vagas do Estado.

O município de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde, informa que prestou toda assistência a paciente, inclusive no que se refere às atribuições do Pronto Atendimento de São Pedro, preconizadas na Portaria GM/MS/Nº 2.048/2002.

As informações do prontuário não puderam ser analisadas, pois o mesmo desapareceu do PA, fato que foi registrado através de Boletim de Ocorrência. A Secretaria Municipal de Saúde está abrindo um processo administrativo para investigação.

Pedido de transferência e remoção

A Central de Regulação e Internação de Urgência da Sesa (Central de Internação) recebeu a solicitação de leito de UTI às 15h52. O mesmo foi adquirido na rede privada às 17 horas e a Medilar, empresa contratada que presta serviços de remoção inter-hospitalar, foi comunicada às 17h20.

A Medilar informou que naquele momento todas as ambulâncias estavam em atendimento e que o deslocamento imediato ocorreria quando uma equipe estivesse liberada para remover a paciente. A comunicação ocorreu às 17h20, e a ambulância chegou ao Pronto-Atendimento às 20h40, segundo informação que consta do livro de ocorrência da enfermagem do PA.

A partir da divulgação do óbito a Secretaria de Estado da Saúde determinou a abertura de um processo administrativo, que, complementado com o relatório final da auditoria, determinará as sanções administrativas à empresa Medilar, que pode ser punida com advertência, multa ou rescisão contratual.

A Sesa também solicitou de imediato que duas ambulâncias fossem deslocadas para um posto base, no CRE Metropolitano, em Cariacica, onde funciona a Central de Internação da Sesa.

A empresa de remoção Medilar foi contratada pela Sesa em fevereiro deste ano, em caráter emergencial, para o serviço de remoção de pacientes adultos, infantis e neonatais de Prontos-Atendimentos e Prontos-Socorros para hospitais públicos estaduais, federais, filantrópicos e privados. Estão sob contrato nove ambulâncias, sendo sete UTIs e duas básicas. São realizadas 43 remoções por dia.

A Sesa está em fase final de elaboração do edital de licitação para a contratação de empresa de remoção. O objetivo é ampliar ainda mais o atendimento, aumentando o número de unidades móveis para descentralizar o serviço e disponibilizá-lo em mais municípios do interior do Estado. A nova empresa terá que disponibilizar de 14 a 16 ambulâncias, que ficarão alocadas em Vila Velha, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

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