19/03/2008 10h53 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Conselho aprova Plano Estadual de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde aprovou, na tarde desta terça-feira (18), o Plano Estadual de Saúde 2008 – 2011. A apresentação foi feita no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) para os conselheiros, coordenadores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A apresentação durou mais de cinco horas, entre exposição do plano – feita pela manhã – e a discussão dos conselheiros sobre as diretrizes do planejamento, à tarde.

O plano plurianual contém as ações que a Secretaria desenvolverá até 2011 e traça 12 diretrizes para os serviços de saúde do Espírito Santo nos próximos quatro anos. A meta é melhorar a qualidade do atendimento e da prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de projetos e programas para beneficiar a população.

Objetivos

Entre os objetivos do Plano Estadual de Saúde está o acolhimento com classificação de risco nos hospitais estaduais. Com esse sistema, o paciente é escutado e avaliado, logo na sua chegada, e os profissionais estabelecem a ordem do atendimento, conforme protocolo, de acordo com o grau de sofrimento e gravidade.

Uma outra meta é a estruturação da Central de Regulação, com um sistema informatizado atualizado em tempo real, o que deve acontecer ainda este ano. “Esse é um serviço com muita demanda, então, vamos melhorar sua condição de trabalho”, diz a chefe da Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (GEPDI), Luiza Maria Alvarenga.

Além desses objetivos, estão previstas para 2008 a construção de três novas farmácias cidadãs, a ampliação do número de leitos do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) e a criação de um transporte sanitário na Grande Vitória. Será implantada ainda uma ouvidoria na Sesa, criado o programa Primeira Infância Melhor e quatro novos pronto-atendimentos e o Hospital Central, em Vitória, entrarão em funcionamento.

Segundo Luiza, o plano é uma expressão da política estadual de saúde. “É um instrumento de gestão com diretrizes e eixos e com as ações que vão ser desenvolvidas para a melhoria da situação da saúde em um cenário futuro”, explica.

Análise

O planejamento das diretrizes foi baseado na análise da situação, das intenções políticas e da expectativa da população. “Essas análises puderam ser feitas por meio dos resultados apresentados nas audiências públicas realizadas pelo Governo estadual em 2007”, esclarece Luiza.

As análises mostraram que as pessoas, principalmente do interior do Estado, solicita a descentralização e também novos serviços de saúde. “A população pede isso para que não precise se deslocar para a Grande Vitória para atendimentos especializados. E a Sesa já está investindo nisso”, ressalta ela.

Com a aprovação do plano, a Sesa passará a desenvolver o Plano Anual de Saúde, que contém as ações detalhadas, as metas e os recursos financeiros para 2008. “Esse é um plano operativo e também será apresentado para aprovação do Conselho em breve”, finaliza Luiza.

Confira as 12 diretrizes do plano:

- Fortalecimento da Atenção Primária;

- Redução da mortalidade materna;

- Redução da mortalidade infantil/neonatal;

- Redução das complicações das doenças crônicas;

- Implantação das redes regionais de serviços de saúde;

- Descentralização administrativa e de serviços/municipalização;

- Fortalecimento Regional;

- Novas alternativas de gestão: hospitalar e outros serviços;

- Melhoria do atendimento à população;

- Mobilização intersetorial para enfrentamento da violência doméstica e no trânsito;

- Implementação da macro função Regulação;

- Fortalecimento do Controle Social no Sistema Estadual de Saúde.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha