08/09/2008 06h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Contrato de gerenciamento do Hospital Central será assinado nesta terça (09)

A instituição paulista Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é a Organização Social de Saúde aprovada para fazer o gerenciamento do Hospital Central da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O contrato de gestão com Sesa será assinado nesta terça-feira (09), às 10 horas, em solenidade a ser realizada no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, e contará com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, além dos representantes da entidade de São Paulo. A portaria que oficializa a aprovação da instituição paulista foi publicada no Diário Oficial do Estado (DIO) no dia 28 de agosto.

Segundo a gerente de Alternativa de Gestão da Sesa, Kamilla Carneiro, o processo de seleção das instituições interessadas em fazer o gerenciamento do Hospital foi conduzido por meio de editais publicados no DIO. Uma Comissão Especial de Julgamento de Organização Social, instituída pela Secretaria, ficou responsável por analisar as propostas apresentadas, que foram enviadas por duas empresas.

A vencedora foi a Pró-Saúde.

A decisão pela escolha de Organizações Sociais para gerenciamento hospitalar segue um modelo pregado pelo Governo do Estado, que visa a avaliar o desempenho operacional da administração e buscar mais eficiência e eficácia nos serviços prestados.
A metodologia se enquadra na nova lógica adotada pela Sesa, a partir da qual o Estado diminui a participação direta na prestação de serviços e repassa a tarefa a entidades de interesse social, para atuar como órgão regulador.

O Hospital Central

O Hospital Central será referência em urgência e emergência, com capacidade de 172 leitos. Funcionará como um hospital de retaguarda, pois não estará aberto à internação direta de pacientes e contribuirá para suportar a demanda dos hospitais Dório Silva (HDS), em Serra, São Lucas (HSL), em Vitória e Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha.

A instituição concentrará suas atividades no recebimento de pacientes adultos referenciados pela Central de Regulação de Vagas e que necessitem de atendimento cirúrgico de emergência de alta complexidade, preferencialmente nas áreas de cardiologia, cabeça e pescoço, buco-maxilo, otorrinolaringologia, oftalmologia, além de atendimento clínico nas áreas de clínica médica e internação em leitos Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde investiu quase R$ 24 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos, para reestruturar o Hospital Central, que fica no Centro de Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn / marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard