09/12/2011 13h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Crefes adota novo modelo de atendimento a partir desta segunda-feira (12)

O Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Crefes) irá adotar, a partir desta segunda-feira (12), uma nova forma de atendimento a seus usuários, que passarão a ser triados e classificados de acordo com a sua urgência de reabilitação.

Semelhante ao sistema de cores já utilizado nos hospitais, o Sistema de Classificação de Risco Reabilitacional começa na recepção principal, onde o usuário será acolhido e orientado por um profissional treinado sobre como é o acesso à instituição e o atendimento nas seis unidades clinicas especializadas.

Após o acolhimento, o usuário será encaminhado à triagem, feita por uma equipe que definirá, de acordo com uma avaliação clínica, qual a prioridade de atendimento.

A classificação de risco é dividida em cinco níveis de prioridade, desde o I, voltado para os pacientes que precisam de um atendimento com urgência, até o V, que são os casos em que o paciente pode aguardar o atendimento por mais tempo ou mesmo ser encaminhado às unidades municipais.

Segundo a diretora-geral do Crefes, Rozangela Marins, o objetivo deste novo modelo é prestar assistência intensiva em reabilitação às pessoas que necessitam de um atendimento mais complexo e urgente.

“Antes, o usuário procurava diretamente uma das unidades do Crefes e era atendido por ordem de chegada, independente de sua gravidade. Em muitos casos, quem realmente precisava acabava não sendo priorizado”, destaca.

A classificação de risco será feita por uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, educador físico e médicos fisiatras, todos com experiência em reabilitação física.

A partir da implantação do novo modelo de atendimento, não serão mais realizados agendamentos por telefone e será indispensável a presença do usuário no momento do Acolhimento para Classificação de Risco Reabilitacional, quando deverá apresentar toda a documentação (cartão SUS, CPF, carteira de identidade, comprovante de residência), laudo médico e exames realizados.

Rozangela ressalta que, somente em situações especiais, em que o paciente estiver comprovadamente incapacitado, o agendamento poderá ser realizado sem a presença do usuário, mas com a presença do cuidador principal, munido de toda a documentação.

O Crefes é referência estadual nos atendimentos de reabilitação, adaptação e reintegração à vida social de pacientes com problemas físicos. Está localizado na Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês, em Vila Velha, e funciona de segunda a sexta-feira.


Serviços do Crefes:

- Unidade de Trabalho Neurológico Adulto: Pacientes geralmente com sequelas de AVC, com alto grau de incapacidade e que requerem maior tempo de tratamento;

- Unidade de Tratamento Neurológico Infantil: Crianças com alguma limitação física, muitas vezes congênita, e que apresentam algum tipo de incapacidade;

- Unidade de Tratamento Ambulatorial: Pacientes com lesão traumato-ortopédica que necessitam de exercícios específicos na área de fisioterapia ou hidroterapia;

- Unidade de Trabalho de Órteses e Próteses: Atendimentos médicos que avaliam a necessidade de concessão de órteses e próteses;

-Unidade de Trabalho de Internação: Paciente com seqüelas recentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo raquimedular (TRM), traumatismo crânio encefálico (TCE) e pós-operatório de doenças neurológicas.

- Polo de Audiologia: Realização de exames de audiometria e impedanciometria para pacientes com suspeitas de problemas audiológicos, além da consulta com otorrinolaringologista.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard