31/08/2005 06h00 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Crefes realiza 4º encontro “Aprendendo a Viver após o AVC”

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) realiza, nesta quarta-feira (31), o 4º encontro “Aprendendo a Viver após o AVC”. O evento ocorrerá de 13h30 às 16h30, na quadra de esportes do Centro, onde serão ministradas duas palestras destinadas às pessoas que tiveram acidente vascular cerebral e aos seus acompanhantes.

O objetivo do encontro é informar e esclarecer sobre os aspectos atuais de reabilitação das capacidades perdidas e estimular o desenvolvimento de atividades sociais e ocupacionais, bem como a troca de experiências relatando as dificuldades diárias com as suas incapacidades.

O primeiro tema, “Qualidade de Vida”, será abordado pelo médico fisiatra, Nelson Imamura e será direcionado aos usuários que estão ou já estiveram em tratamento de reabilitação no Crefes.

A segunda palestra, “Cuidadores”, será destinada aos familiares ou quaisquer outros acompanhantes desses pacientes. A terapeuta ocupacional, Ana Regina de Amorim Lima, falará sobre a importância do papel desempenhado pelos “cuidadores” e de como eles podem auxiliar na evolução do tratamento.

Após as palestras, dois usuários e dois “cuidadores” darão depoimentos sobre a experiência com a doença e com o tratamento. Haverá ainda apresentação de um grupo de chorinho e, no final, será servido lanche comunitário apenas com alimentos light e diet com o objetivo de estimular a alimentação saudável.

De acordo com a assistente social da equipe de reabilitação neurológica adulto, Regina Gomes Loyola Reis, são esperadas cerca de 300 pessoas entre ex-pacientes, pacientes e acompanhantes. Hoje, aproximadamente 80 usuários pós-AVC realizam tratamento no Crefes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cynthia Silva
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard