05/03/2008 08h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Crefes realiza ‘Happy Hour Científico’ nesta quinta-feira (06)

A partir desta quinta-feira (06), às 20 horas, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizará a cada dois meses reuniões que objetivam discutir cientificamente patologias que acometem a reabilitação física. O ‘Happy Hour Científico’, como foi batizado, está programado para se estender até novembro na sede do Crefes, na Praia da Costa, Vila Velha.

Os interessados devem se dirigir ao local para fazer as inscrições, que são abertas a todos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3380-9510 ou pelo e-mail crefes.cec@saude.es.gov.br.

A iniciativa de realizar o ‘Happy Hour Científico’ é do Centro de Estudos do Crefes (CEC). A cada primeira quinta-feira do mês, o CEC convidará profissionais da área de reabilitação a discutirem sobre um determinado tema, que será escolhido pelos participantes. O assunto desta semana será: Doenças Osteomusculares Relativas ao Trabalho (DORT).



As DORT são patologias que as pessoas acabam desenvolvendo em decorrência das atividades físicas realizadas no trabalho. É o novo nome adotado pelos especialistas para classificar as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), termo que caiu em desuso. Os convidados são o ortopedista Luiz Augusto Nogueira Maciel e a psicóloga Emília Carreira Fernandes.

Muitos dos pacientes tratados no Crefes são acometidos pelo agravo que, devido à repetição de atividades no dia-a-dia, causa inflamações no tendão (as famosas tendinites) e comprime os nervos do corpo humano, por exemplo, que gera um mal-estar nas pessoas. Muitas dessas patologias se relacionam à má-adaptação do profissional ao posto de trabalho.




As DORT são muito comuns em indivíduos que dependem do trabalho braçal para sobreviver, como faxineiros, cozinheiros e pedreiros. No entanto, elas podem se desenvolver em profissionais que não se postam corretamente ao sentar numa cadeira, ao trabalhar diante de um microcomputador ou ao usar telefone mal localizado.

De acordo com a componente do CEC, Virgínia Cid, o público-alvo da mesa-redonda são os próprios funcionários do Crefes e estudantes das faculdades de fisioterapia e psicologia. A cada reunião, os participantes serão atualizados quanto aos conteúdos científicos de cada tema escolhido. “A intenção é dar um atendimento melhor cada vez mais para os pacientes.”




O Crefes

O Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo é uma Unidade Hospitalar que é referência nos atendimentos de reabilitação, adaptação e reintegração à vida social de pacientes com paralisias causadas, entre outras, por pressão alta, diabetes, acidentes de trânsito e trabalho, mergulho, doenças da coluna, meningite, parto difícil, gravidez de alto risco e falta de pré-natal.

Além disso, a instituição dispõe de um Centro de Estudos, composto por 30 membros, que têm a função de sempre deixar os profissionais atualizados sobre o que há de mais recente na área de reabilitação física.

Serviço:

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)
Rua Gastão Roubach, s/nº, Praia da Costa, Vila Velha.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard