23/03/2005 08h05 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Crianças atendidas no Crefes ganham comemoração de Páscoa

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) realizou, nesta terça-feira (22), para os pacientes da Unidade de Trabalho Neurológico Infantil, uma festa em comemoração à Páscoa.

De acordo com a gerente da Unidade Neurológica Infantil e da Reabilitação Comunitária, Cristina Iezzi, esses eventos são importantes para promover a socialização tanto entre as crianças quanto entre seus familiares.

“É o momento ideal para a troca de experiência entre os pais. É quando eles conversam sobre as dificuldades e vitórias conquistadas no tratamento de seus filhos”, destaca Cristina.

As crianças ganharam balas, bombons, algodão doce, um bolo confeitado, um saquinho de guloseimas, máscaras de coelhinho, além das brincadeiras e oficina de pintura. O local foi especialmente decorado para a ocasião e reuniu, em um momento de descontração, crianças, pais e funcionários do Crefes.

Quase 30 crianças em tratamento participaram da comemoração que foi promovida por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e estagiários do setor infantil.

Demanda

A maior demanda infantil para tratamento no Crefes no ano de 2004, de acordo com levantamento realizado na Instituição, é de crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral, representando 24,74% do atendimento. Os problemas ortopédicos ficam em segundo lugar, com 20,62% do total.

No mesmo ano, 44,33% das crianças atendidas tinham até um ano de idade. Entre seis e 10 anos, 22% receberam tratamento na instituição, seguido de 16% na faixa etária entre dois e cinco anos.

A maior procedência foi do município de Vila Velha (44,33%), seguido de Cariacica e municípios do interior do Estado (15% cada).

História
O Crefes foi criado em 1979, como Unidade de Reabilitação Físico-motora, vinculado à Secretaria de Estado do Bem Estar Social. Em 1985 foi transformado em autarquia e recebeu sua nomenclatura atual.

Em 1990 deixou de ser ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social para fazer parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em 2000 recebeu um prêmio por adesão ao programa “Qualidade no Serviço Público Federal”.

Para ser atendido no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo o paciente precisa ser encaminhado por profissionais dos hospitais do Sistema Único de Saúde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Texto: Cynthia Silva
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard