15/08/2012 11h28 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Culto ecumênico marca aniversário do Hospital Estadual Infantil de Vitória

O aniversário de 80 anos do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg) foi comemorado nesta quarta-feira (15) com um culto ecumênico que reuniu diretores, funcionários, pacientes, familiares e convidados no anfiteatro da unidade. A cerimônia, seguida de um abraço simbólico ao hospital e do tradicional “parabéns pra você”, foi marcada pela emoção de todos que contribuem para a história da unidade, a mais tradicional do Estado no atendimento a crianças.

O secretário de Estado da Saúde Tadeu Marino ressaltou que o hospital completa 80 anos, mas continua jovem, sendo referência para a pediatria do Espírito Santo e se renovando e qualificando a cada dia. “Assim como contribuiu na minha formação, o hospital foi uma escola para a grande maioria dos pediatras do Estado que passaram por aqui. É uma alegria para todos comemorar hoje esses 80 anos”, disse Marino.

O diretor do Hinsg, Nélio Almeida dos Santos, lembrou que o hospital nasceu do sonho de um casal, o médico Moacyr Ubirajara e a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara, que em 1932, diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, iniciou o atendimento em um espaço no antigo Colégio de Carmo, situado no Centro de Vitória. Nesse tempo, foi fundada a “Liga Espírito-Santense de Assistência e Proteção à Infância”, que era responsável pelo custeio do pequeno hospital. Mas, com a crescente demanda por internações, foi necessária a ampliação da oferta de leitos.



Em 1935, o hospital começou a funcionar em uma colina situada no Bairro de Praia Comprida (hoje Santa Lúcia). O nome Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória é uma homenagem à Virgem Maria. Atuando desde 1977 no Hinsg, Nélio lembra que muitas mudanças ocorreram ao longo desses anos, como o perfil de atendimento das crianças e a evolução tecnológica, e o hospital se adaptou a elas para melhor acolher os pacientes.

“Hoje estamos todos nós aniversariando junto com o hospital, pois fazemos parte desta história. Nosso reconhecimento é fruto da dedicação, profissionalismo, empenho e amor de todos”, disse o diretor.

Além de Nélio, estiveram presentes à cerimônia de aniversário os diretores técnico, Rachel Lacourt Costa, e administrativo Paula Souza, o subsecretário de Saúde Fabio Benezath, além de diretores de outros hospitais estaduais.



A médica Marisa Gonçalves Leal, 63, que atua no Hinsg como cirurgiã pediátrica desde 1964, falou em nome dos funcionários. “Devo muito a esse hospital, que contribuiu para a minha formação profissional e também da minha família. Tudo o que sou devo ao Infantil”, disse.

Referência

Atualmente, o Hinsg é polo de atração de pessoas que procuram atendimento de urgência e emergência para seus filhos em traumas ortopédicos, hemoglobinopatias, escoliose grave, neurocirurgia, oncologia, tratamento de queimados, osteogênese imperfecta, infectologia de DST/Aids, asma grave, fibrose cística e doenças metabólicas. O Hospital conta ainda com um Centro de Referência em Imunobiológicos especiais.

Por ano, a média de atendimentos gerais gira em torno de 110 mil, sendo 62 mil realizados no pronto-socorro e 28.800 nos ambulatórios. A média de internação é de 4.800 por ano. Além disso, anualmente, são realizadas 6.700 consultas oncológicas e 6.000 procedimentos cirúrgicos. Ao todo, o hospital conta com 1.100 profissionais e 132 leitos.

Novo hospital

Em abril deste ano, o Governo do ES recebeu da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) o projeto executivo do novo Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória. A nova unidade terá 180 leitos, sendo 70 intensivos, e será uma das mais completas, modernas e humanizadas do país. O custo estimado da obra é de R$ 116.599.974,62.

O novo Hospital Infantil será erguido em uma área de 15.545,57 m2 próximo ao atual hospital. A edificação terá três blocos, nove pavimentos e 28.348,52 m2 de área construída. Para que a obra seja feita, foram desapropriadas duas áreas, uma no antigo Hospital Pediátrico de Vitória e outra na Reta da Penha. Atualmente, o projeto encontra-se em análise no Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). Posteriormente, será lançado o edital para a licitação da obra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard