08/11/2011 14h20 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Curso de capacitação em hepatites virais abre inscrições gratuitas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará, na próxima quarta (16) e quinta-feira (17), uma Capacitação em Hepatites Virais voltado para médicos que atuam na rede estadual. As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail hepatites@saude.es.gov.br enquanto as 40 vagas não forem preenchidas. O curso será promovido na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em Santa Lúcia, Vitória. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3137-2311.

O objetivo principal da iniciativa é aprimorar a qualificação dos participantes para o diagnóstico e tratamento das hepatites virais crônicas. “As hepatites são um problema de saúde pública, têm sido diagnosticadas com maior frequência. Por isso temos que promover capacitações contínuas”, explica a gastroenterologista da Sesa, Luciana Lofego Gonçalves, uma das responsáveis pelo evento.

“Como é uma doença com peculiaridades no tratamento, o médico precisa reconhecer quais são os pacientes com maior potencial de evoluir para a forma grave. O tratamento é feito com medicamento de alto custo, fornecido pelo Estado, que causa vários efeitos colaterais, por isso o médico deve saber conduzir estes efeitos. Não é um tratamento simples. Requer acompanhamento frequente”, detalha.

As palestras serão ministradas por especialistas no assunto que atuam no Estado e em São Paulo. Entre os convidados de fora, estão os hepatologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lívia Zardo, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Farias.

Demais palestrantes:

- Drª. Patrícia Lofego Gonçalves (Sesa)
- Dr. Lauro Ferreira Pinto (Santa Casa)
- Drª. Tânia Reuter (Hospital das Clínicas)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges|Alessandra Fornazier|Marcos Bonn|Fabrício Fernandes
(27) 3137-2307|3137-2378|9969-8271|9943-2776|9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard