21/09/2006 15h22 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Debate sobre violência em pauta na Saúde

A Coordenação de Acidentes e Violência, do Ministério da Saúde, vai se reunir com os gestores de saúde dos municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra nos próximos dias 08 e 09 de novembro.

A visita foi agendada durante o III Seminário Estadual das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants), realizado até esta quarta-feira (20) na Assembléia Legislativa do Espírito Santo.

“O objetivo é colocar a questão da violência entre os assuntos abordados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e municípios”, afirmou o coordenador estadual das Dants, Romildo Luís Monteiro Andrade.

Ações

Durante o seminário, entre outras ações importantes, ainda foram elaborados planos de ação de controle das Dants pelos 11 municípios capixabas, que possuem mais de 100 mil habitantes, participantes do evento.

O público-alvo presente aos trabalhos foi formado por membros das secretarias municipais de Saúde, dos núcleos de vigilância epidemiológica, dos programas de avaliação e vigilância do câncer, das vigilâncias alimentar e nutricional, além das equipes de saúde mental.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Simone Daher, o objetivo foi a capacitação técnica, que resultará na elaboração dos anteprojetos municipais sobre as Dants.

Doenças

Entre os exemplos de Dants estão as doenças do aparelho circulatório (DACs), a diabetes e as neoplasias (cânceres), além das mortes por acidentes ou violência e agressões (agravos).

Na equipe organizadora do evento, estiveram o coordenador estadual das Dants, Romildo Luís Monteiro Andrade, e a representante da vigilância sanitária, Jeane Soares Aguiar.

O seminário foi iniciado na segunda-feira (18). A abertura foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, e pelo coordenador geral das Dants no Ministério da Saúde, Lenildo de Moura.

Na terça (19), foram debatidos o quadro epidemiológico das Dants no Brasil, as diretrizes políticas e operacionais, anteprojetos e planos de ação, além da elaboração dos projetos municipais.

No último dia do evento, foi discutido o quadro epidemiológico das Dants no Espírito Santo e apresentado o resultado do trabalho elaborado pelos grupos de trabalho, formados para debater a questão das Dants durante o seminário.

Tels.: 31372311 / 31372473
Atendimento exclusivo à imprensa:
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa / Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br