14/04/2009 10h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Dengue: 61 unidades de saúde na Grande Vitória são referência para a doença

Aos primeiros sintomas da dengue, a população deve procurar imediatamente atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Essa é a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para suspeita de casos de doença. Na Grande Vitória, 61 unidades de saúde e prontos-atendimentos são referência para estes casos.

Os municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica disponibilizaram algumas unidades, chamadas de sentinelas, que atendem prioritariamente os casos de dengue. Em Vitória e Viana, todas as unidades foram adaptadas para receber os pacientes com suspeita da doença.

Cariacica

Em Cariacica, cinco UBS e um Pronto-Atendimento (PA) estão trabalhando de forma praticamente exclusiva para os usuários que apresentam os sintomas da dengue. Elas se localizam nos bairros de Bela Aurora, Bela Vista, Jardim América, Porto Santana e Nova Rosa da Penha I.

Nesta última, os pacientes são atendidos nos sete dias da semana, das 7 às 19 horas. Em Jardim América, o atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. As demais unidades ficam abertas das 7 às 19 horas, de segunda a sábado. O PA Infantil, que fica em Alto Lage, e funciona 24 horas, também é referência para dengue no município.

Vila Velha

Em Vila Velha, seis unidades oferecem prioridade aos pacientes com suspeita de dengue: Cobilândia (24 horas), Coqueiral de Itaparica, Vila Nova, Paul, Ulisses Guimarães e Jardim Marilândia. Estas últimas, ficam abertas das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 17 horas, aos sábados e domingos.

Vitória e Viana



Já em Vitória e Viana, todas as unidades de saúde estão equipadas e preparadas para atender os pacientes com suspeita de dengue.

Na Capital, são dois prontos-atendimentos funcionando 24 horas e mais 28 UBS, que ficam abertas das 7 às 18 horas. Destas, três também funcionam aos sábados e domingos, das 8 às 17 horas: UBS de Jardim Camburi, do Bairro República e de Maruípe.

Em Viana, as 15 unidades de saúde do município e um PA, localizado em Viana-Sede, estão de portas abertas para os pacientes com suspeita de dengue. O Pronto-Atendimento Municipal, em Santa Terezinha, funciona 24 horas. As unidades atendem de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30.

Serra

Três unidades são referência para dengue no município de Serra: os prontos-atendimentos de Carapina e Serra Sede, que funcionam das 7 às 19 horas, e 24 horas, respectivamente, e a Unidade Básica de Saúde Planalto Serrano. Esta última fica aberta das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Sintomas e hidratação

O paciente com suspeita de dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.

Além de procurar atendimento médico imediatamente, o paciente deve se hidratar em casa. Para isso, ele deve aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos, chás, água de coco, soro caseiro (uma colher de sopa rasa de açúcar, uma colher de café rasa de sal para um copo pequeno de água) e ainda por soro de pacotinho, vendido nas farmácias. Este último deve ser diluído conforme instruções na embalagem.

Um paciente bem hidratado vai ao banheiro várias vezes e apresenta urina clara, saliva fluida e lágrimas. Mesmo assim, a ingestão de líquidos deve ser mantida.

Confira no anexo abaixo a relação do endereço e horário de atendimento das unidades básicas de saúde e dos prontos-atendimentos da Grande Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard