25/10/2007 12h13 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Dia D de Combate à Dengue acontece dia 24 de novembro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta os municípios para a participação no dia D de Combate à Dengue, marcado para acontecer em todo o Brasil no dia 24 de novembro. O evento pretende mobilizar a sociedade para a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O objetivo do dia D é alertar a população sobre os meios de prevenir a proliferação do mosquito. A programação do evento é definida por cada município, e inclui desde caminhadas e mutirões de combate até apresentações culturais.

Além de mobilizar os municípios, a Sesa vai distribuir materiais educativos. Serão 500 mil folderes, 20 mil cartazes, 6 mil camisas, 6 mil bonés e 60 faixas. Além disso, a secretaria vai entregar 120 mil jogos da dengue, que ensinam os meios de combater o mosquito, destinados principalmente às instituições de ensino.

Para Flávia Selestrino, do Programa de Educação em Saúde, a mobilização não pode se restringir a um único dia, mas deve ser intensificada com a proximidade do verão. “Esse evento serve para despertar a atenção das pessoas. Temos ações o ano inteiro, mas agora é a hora de intensificá-las”, disse.

Sintomas

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, causa vômito, dores abdominais e desmaios. Mas a comprovação só pode ser feita mediante exames laboratoriais.

Veja como ajudar:

- Deixe caixas, poços, tonéis e outros depósitos de água tampados.
- Coloque areia nos vasos de plantas.
- Esvazie garrafas e guarde sempre de boca para baixo e em local coberto.
- Limpe as calhas e laje de sua casa. Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre bem tratada.
- Não deixe pneus jogados a céu aberto.
- Lave os bebedouros de aves e de animais com uma escova ou bucha pelo menos duas vezes por semana e troque a água todos os dias.
- Jogue no lixo tudo o que possa acumular água, como copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e outros.
- Nunca jogue lixo em terrenos baldios. Observe no seu bairro se há terrenos com latas, pneus e recipientes plásticos e avise a Prefeitura.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
Tels.: 27 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard