08/03/2013 05h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Dia da Mulher: Sesa alerta para exames preventivos de câncer

Com a proximidade das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a importância da realização dos exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama para evitar a morte precoce de mulheres por essas doenças.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para o surgimento de 940 novos casos de câncer de mama este ano no Espírito Santo e 340 de colo de útero.

“A mulher é protagonista da vida dela e não pode abrir mão disso”, afirma a ginecologista e obstetra Mara Lucia Bonella Lopes, referência técnica do Programa Saúde da Mulher, da Sesa, ao destacar que a data é uma oportunidade de chamar a atenção das mulheres para os cuidados essenciais com sua saúde.

Ela explica que o tratamento contra o câncer é mais efetivo quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial, antes do aparecimento dos sintomas clínicos. Segundo ela, ainda há mulheres que passam quatro, cinco anos e até mais tempo sem realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero ou uma mamografia, para detectar câncer de mama.

“Elas deixam de fazer o exame simplesmente porque não acham importante e alegam que não estão sentindo nada. Ou seja, falta conscientização de que esses exames atuam como fator de prevenção. Na verdade, quando os sintomas começam a aparecer é sinal de que a doença já avançou”, alerta.

Para a médica, apesar de toda a conquista de espaço das mulheres no mercado de trabalho, ainda existe muitos tabus a serem derrubados. “Há mulheres que ainda têm vergonha de fazer o exame preventivo do colo de útero ou só aceitam se a coleta for feita por uma médica. É preciso derrubar esses preconceitos”, frisa.

A ginecologista da Sesa destaca, ainda, que a implantação e manutenção das equipes básicas de saúde nos municípios tem sido uma preocupação dos gestores para garantir a coleta do preventivo.

“Quanto à mamografia, exame que detecta o câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde possui oferta adequada de serviços para atender a população feminina. Os encaminhamentos são feitos por meio das unidades básicas de saúde”, afirmou.

A orientação da médica é que mulheres que iniciaram sua atividade sexual realizem o exame preventivo do câncer de colo de útero regularmente. Mulheres entre 25 e 64 anos, após dois exames anuais consecutivos negativos, podem fazê-lo a cada três anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Para a mamografia, o Ministério preconiza exame a cada dois anos para mulheres acima de 50 anos, mas quem tem histórico na família ou apresente nódulos nos seios deve buscar orientação junto ao seu médico, na unidade de saúde do seu município. É importante também frisar que o exame clínico das mamas deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos.

HPV

Entre os cuidados essenciais à saúde, a médica recomenda o uso da camisinha para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Entre elas, o Papilomavirus Humano (HPV) apontado como o precursor do câncer de colo de útero. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de nove a cada dez casos de câncer de útero têm ligação com a presença do vírus HPV no organismo.

A médica ressalta que o uso da camisinha diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual (a doença também pode ser transmitida por via sangüínea, de mãe para filho na hora do parto).

“Para evitar que a contaminação pelo HPV se transforme em câncer, é fundamental que as mulheres se submetam ao exame preventivo regularmente. A Secretaria de Estado da Saúde também recomenda visitas frequentes a ginecologistas, para prevenção de doenças relacionadas à sexualidade e à reprodução”, frisou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard