07/03/2014 13h35 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Dia da Mulher: Sesa dá dicas de cuidados com a saúde feminina

Em homenagem às mulheres que celebram mundialmente o seu dia neste sábado (08) e que conquistam cada vez mais espaço e novas responsabilidades na sociedade e no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveita a data para lembrar a importância do cuidado com a saúde para que elas alcancem melhor qualidade de vida. Realizar os exames de rotina, fazer alimentação saudável e praticar exercícios físicos estão entre as dicas da Sesa para que a mulher capixaba esteja preparada para encarar os desafios da sua nova rotina.

A preocupação tem fundamento. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados no Estado, neste ano, 5.480 novos registros da doença, com destaque para os casos de câncer de mama, o mais prevalente (desconsiderando o câncer de pele não melanoma), com 990 novas notificações. As neoplasias de cólon e reto (340) e colo do útero (270) vêm em seguida.

A referência técnica das ações de controle de câncer de colo de útero da Sesa, Albertina Salomão, ressalta que, apesar do acesso aos exames preventivos estarem disponíveis nas unidades básicas de saúde, muitas mulheres ainda postergam procurar os serviços, alegando falta de tempo com o ritmo acelerado de vida.

“É importante a mulher buscar um profissional de saúde antes de iniciar sua vida sexual, para que a oriente quanto ao melhor método de contracepção e também para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e Aids”, disse ela.

Albertina ressalta ainda que as unidades básicas municipais são parceiras importantes no cuidado da mulher, porque estão aptas a realizar os atendimentos de prevenção e promoção de saúde, como os exames de sangue, preventivo de câncer de colo do útero, orientação nutricional e de estímulo à atividade física.

“A mulher precisa cuidar da sua saúde de forma integral. Este é um dos direitos constitucionais garantidos aos cidadãos e é importante que ela esteja atenta para exercer seu direito a ter melhor qualidade vida, buscando a unidade de saúde de referência da região onde mora para melhor orientação: prevenir e controlar hipertensão e diabetes, fazer a prevenção do câncer do colo de útero por meio do exame Papanicolau, além de encaminhar corretamente aquelas que precisam de exames mais complexos, como a mamografia”, orienta.

Para as gestantes, a orientação é fazer o pré-natal corretamente, o que ajuda a prevenir eventuais intercorrências na gravidez e no parto. Para as mulheres em geral, a recomendação é fazer a atividade física que gosta, se alimentar corretamente – dando preferência a frutas, verduras e legumes na dieta – e buscar ter momentos de lazer e relaxamento.

A técnica destaca também que fatores como estresse, tabaco e álcool estão ligados ao aumento de casos de doenças cardiovasculares e câncer e que há tratamento contra dependência e serviços de apoio em unidades de referência na rede pública de saúde.

“Apesar de a mulher conquistar cada vez mais espaço no mercado e importância social, não podemos esquecer que muitas ainda são vítimas de violência doméstica e sexual e, por vergonha, não procuram um serviço de saúde para ser cuidada. As unidades de saúde estão preparadas para acolher e tratar essas mulheres”, afirma.

A Sesa tem investido na capacitação profissional e também tem sido parceria dos municípios no fortalecimento do acesso aos serviços básicos de saúde, construindo e equipando novas unidades. Em três anos, foram entregues 35 Unidades Saúde da Família por todo o Espírito Santo que tiveram as obras financiadas pelo Estado, totalizando R$ 32 milhões e ampliando o acesso aos serviços de saúde para 210 mil capixabas.

Todo esse esforço é feito para garantir que até 80% dos problemas crônicos de saúde que oneram os hospitais indevidamente sejam resolvidos pela atenção primária. Até o final de 2014, a Sesa espera entregar mais 22, totalizando 57 Unidades Saúde da Família.

Confira os exames que toda mulher deve fazer:

Hemograma completo
Detecta anemia e infecções. A mulher precisa estar em jejum de três horas.

Glicemia
Útil para detectar intolerância à glicose e diabete. Realizado em jejum de oito horas.

HIV (vírus da imunodeficiência humana)
Mostra a presença do vírus que causa a Aids.

VDRL
Essa é a sigla em inglês para venereal disease research laboratory, que, em tradução livre, significa algo como pesquisa laboratorial de doença venérea. Como o nome denuncia, é útil para detectar problemas como a sífilis.

Mamografia
Esse exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. É indicado para detectar o câncer de mama. Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame a cada dois anos. Já as mulheres com mais de 50 devem fazê-lo anualmente.

Papanicolau
É o exame preventivo do cancro do colo uterino e deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa pelo menos uma vez ao ano. O Papanicolau ajuda a diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis e o HPV (que causa o câncer de colo do útero).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard