01/10/2004 15h18 - Atualizado em 22/09/2015 17h06

Dia da Secretária é comemorado no Hospital Roberto Silvares

O Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, especializado em urgência e emergência, passou por uma manhã diferente nesta quinta-feira (30), quando foi comemorado o Dia da Secretária.

A data foi lembrada com um café da manhã para as 24 secretárias da instituição. Na ocasião, o diretor da unidade, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, juntamente com a diretora administrativa e técnica, Neusa Aparecida Moraes Dantas e Mônica de Mônaco Magalhães, presentearam cada profissional da área com simbólicas lembranças e cartões.

“Na verdade elas mereciam muito mais que isto, mas garanto que fizemos o que foi possível para que elas pudessem se sentir realmente homenageadas no dia delas”, conta o diretor do hospital.

O acontecimento foi regrado de muita alegria, com clima de satisfação e a música do tecladista e gerente de laboratório, Gean Breda. “Foi a primeira vez que tivemos uma homenagem como esta. Nos sentimos muito honradas por termos sido lembradas. Achei fantástico e acredito que este tipo de comemoração teria que ter sempre. Isto nos faz sentir mais valorizadas”, relata Benedita Pontara, secretária da Direção Geral.

A História do Dia

Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar em público. Ela era filha de Christofer Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, em 1867, durante a Segunda fase da Revolução Industrial.

Lilian fazia aniversário em 30 de setembro de 1850 e, no centenário do seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa.

Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro. Com isso, a data tornou-se conhecida como o “Dia das Secretárias”. Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento de profissão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cintia Zaché
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard