28/08/2013 11h15 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Dia de Combate ao Fumo: Sesa estimula ações de prevenção ao tabaco

Seis milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável, por ser importante fator de risco para desenvolvimento de doenças pulmonares, cardiovasculares e câncer. No Brasil, 75% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos e a realidade no Espírito Santo não é muito diferente, o que preocupa a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que vem orientando os 78 municípios capixabas a intensificar ações de prevenção ao uso do tabaco. Nesta quinta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Hararrija Diório, estudos apontam que o início da experimentação de cigarro se dá em torno dos 13 anos de idade. Por isso, o tabagismo no mundo já é considerado uma doença pediátrica. “Adolescentes fumantes possuem grandes chances de se tornarem adultos fumantes, porque quanto mais cedo se entra na dependência do tabaco, maior o risco de desenvolver doenças crônicas, inclusive câncer”, alerta.

Ela chama a atenção para outro dado: no Brasil, 45% dos estudantes de 13 a 15 anos consomem cigarros com sabores, conforme pesquisa do Instituto Nacional do Cancer (Inca), já dados da Fiocruz apontam que 60% dos estudantes entrevistados preferem cigarros mentolados.

Diante desse quadro, a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Sesa comemora a medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe, a partir do próximo dia 14 de setembro, a fabricação de cigarros com sabores no País. A comercialização também será proibida a partir de março de 2014, conforme determina a mesma Resolução.

Hararrija destaca que a Sesa tem se preocupado em intensificar as ações de promoção de saúde e de prevenção ao uso do tabaco. Entre as estratégias está a abordagem do tema dentro do Programa Saúde do Escolar – desenvolvido pelo Governo Federal, por meio de parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. Para a pedagoga, há diversas formas de se trabalhar a questão dentro da rotina escolar, de forma interdisciplinar, despertando a atenção dos alunos em exercícios de matemática e ciências, por exemplo.

A Sesa também vem estimulando os municípios a desenvolverem, dentro da sua capacidade, mobilizações que despertem a discussão sobre o tema, em caminhadas, abordagens nas unidades básicas de saúde, por exemplo.

Tratamento

No Estado, o tratamento ao fumante é ofertado em 51 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar. O paciente que procura a Unidade Básica de Saúde participa das sessões em grupo e dependendo do grau de dependência é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).

Segundo dados do Programa de Controle do Tabagismo da Sesa, em 2012, 86,39% dos pacientes que participaram desses grupos utilizaram medicação e 52,32% abandonaram o hábito de fumar.

– Municípios com tratamento para fumantes
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivácqua
- Baixo Guandu
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Domingos Martins
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Guarapari
- Ibitirama
- Ibiraçu
- Iconha
- Irupi
- Iúna
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Itarana
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Montanha
- Muniz Freire
- Nova Venécia
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard