15/08/2008 07h40 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Dia de festa em comemoração pelos 75 anos do Hospital Infantil de Vitória

Esta sexta-feira (15) foi de festa no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), de Vitória, quando foram comemorados os 75 anos de atuação do Hospital no Estado. A partir das 14h30, foi celebrada uma missa especial pelo arcebispo de Vitória, Dom João Luiz Mancilha, seguida de uma confraternização.

Mas as comemorações começaram com um café da manhã, realizado às 9 horas, quando várias gerações de funcionários participaram de uma confraternização especial. No espaço, foram reunidos enfermeiros, auxiliares e médicos mais novos, ao lado de pessoas com mais de 30 anos de trabalho no Hospital, como é o caso do médico Valentim Sipolatti. Outros médicos, como o pediatra Ronaldo Martins, que também possui uma história com o Hospital, estiveram presentes no café da manhã. Foi um momento de reencontro de colegas de trabalho e de trocas de experiências.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, também marcou presença no café da manhã. “O Hospital Infantil é uma referência em várias áreas de tratamento, como é o caso do câncer e queimaduras. No HINSG é possível fazer um tratamento completo adequado. E o Infantil é também um Hospital de ensino, portanto o saber e o aprendizado estão reunidos no mesmo local. Os primeiros pediatras do Estado passaram pelo Hospital”.

O diretor geral do Hospital, Rogério Bastos Vieira, explicou que as ações que estão sendo realizadas na comemoração dos 75 anos do Hospital Infantil servem para dar uma injeção de ânimo na equipe da instituição, para que o trabalho, que é reconhecido pela excelência, seja mantido. “Estamos entrando numa fase de reconstrução do Hospital. Vamos repensar a instituição, por isso é importante unir as pessoas neste processo”.

Segundo o diretor geral do Hospital, em 75 anos de existência, a unidade vem oferecendo atenção qualificada e de excelência para crianças e adolescentes. O Hospital é referência em urgências/emergências e para diversas especialidades pediátricas em todo o Espírito Santo.

Atende a crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 18 anos, conta com 168 leitos e mensalmente atende, a 11 mil pacientes, aproximadamente. A unidade está inserida em diversos programas do Ministério da Saúde, tais como: Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, Assistência ao Portador de Fibrose Cística, Asma Brônquica e Osteogênese Imperfecta.

O HINSG desenvolve assistência em urgência e emergência (pronto-socorro), e conta com atenção em diversas especialidades: terapia intensiva pediátrica e neonatal, oncologia, hematologia, Centro de Tratamento de Queimados, cirurgia pediátrica, neurocirurgia e neurologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, ortopedia e traumatologia, doenças infecciosas, gastroenterologia, genética médica, endocrinologia.

Ensino

Como parte do processo de melhoria da qualidade de assistência e formação profissional, a Residência Médica em Pediatria do Hospital Infantil foi iniciada em 1976. Atualmente, o programa de residência está credenciado nas seguintes áreas de atuação pediátricas: pneumologia, terapia intensiva pediátrica, infectologia, hematologia e nutrologia.

O Hospital é reconhecido como campo de estágio multidisciplinar em fisioterapia, nutrição, farmacologia, enfermagem superior e nível técnico, internato de medicina. Ainda no contexto acadêmico, a instituição contempla o Comitê de Ética em Pesquisa e o Centro de Estudos e Pesquisa.

Histórico

A história do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória teve seu início na década de 30 com a chegada ao Estado do médico Moacyr Ubirajara e de sua esposa, a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara. Ambos, inicialmente, trabalhavam no ambulatório de pediatria do Departamento de Saúde Pública de Vitória.

Diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, houve a concessão de um espaço no antigo Colégio de Carmo, situado no Centro de Vitória, para funcionamento de um serviço de internação pediátrica, com 20 leitos.

Nesse tempo, foi fundada a “Liga Espírito-santense de Assistência e Proteção à Infância”, que era responsável pelo custeio do pequeno hospital. Mas, com a crescente demanda por internações, foi necessária a ampliação da oferta de leitos.

Assim, com a participação de sua esposa e de integrantes da sociedade capixaba, obteve-se o apoio do interventor do Espírito Santo, João Punaro Bley, para a construção no morro do Itapenambi, uma colina situada no Bairro de Praia Comprida, hoje Santa Lúcia, do primeiro hospital infantil do Espírito Santo - que foi aberto ao público em 15 de agosto de 1935. O nome Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória é homenagem à Virgem Maria.

A partir de 1964, o Hospital passou a desenvolver atividades de ensino, através de um convênio com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, hoje Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. O seu fundador, Moacyr Ubirajara, foi durante 20 anos o único diretor e médico da instituição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa e Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard