08/04/2015 11h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Dia Mundial da Saúde é celebrado com programação especial no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Os cuidados com a saúde vão além da assistência médica e do acesso a medicamentos. A prevenção é a melhor forma de manter corpo e mente saudáveis. Pensando nisso, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, preparou ações para comemorar o Dia Mundial da Saúde, lembrado em 07 de abril. O evento, aberto aos pacientes, acompanhantes e público em geral, reuniu todos os setores da instituição no pátio interno da unidade.

A programação foi pensada de forma a integrar todas as equipes. Assim, logo na entrada, a pessoa podia aferir pressão arterial e fazer o teste de glicemia. Após as informações, ela era encaminhada para o setor de nutrição. As profissionais faziam o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e aproveitavam para conversar e apresentar as orientações nutricionais. Psicólogos e assistentes sociais também estavam prontos para atender e dar orientação às pessoas que sentissem necessidade de apoio ou onde elas poderiam procurar ajuda, se no caso, precisassem de algum tratamento. Em seguida, o preparador físico já aguardava para alongamento, correção de postura e informações de atividades físicas.

“Nossa expectativa foi superada. Mais de 300 pessoas conseguiram ser atendidas e saíram daqui preparadas para serem multiplicadores da informação. Nosso objetivo maior era, justamente, orientar e trabalhar com a prevenção”, garantiu a coordenadora do setor de Projetos Sociais, Marta Almeida.

A Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também organizaram espaços com cartazes, folhetos e materiais para pequenas explicações. A diarista Rosângela Pereira Lima procurou o CCIH para tirar algumas dúvidas. “Eu acabei de ter neném aqui no hospital e fiquei pensando nos cuidados com a cirurgia e com o próprio bebê. Eles explicaram a importância, principalmente, da maneira correta de lavar as mãos e os outros cuidados que eu preciso ter com o recém-nascido e com minha recuperação”, disse a diarista.

Para a diretora-geral do Hospital Dr. Jayme, Katiana Erler, a programação do Dia Mundial da Saúde possibilitou contribuir com melhores resultados e novas perspectivas nos cuidados com a saúde da população, pois as equipes puderam esclarecer dúvidas e apresentar hábitos saudáveis. “Nós acreditamos que saúde é prevenção e, enquanto organização social que administra o maior hospital do Estado, a AEBES, nosso dever é chamar atenção da população para os cuidados com corpo e mente”, afirmou a diretora.



Doação de amor

A programação do Dia Mundial da Saúde no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves incluiu ainda doação de sangue, corte de cabelo e barba. Com uma parceria entre o hospital e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), um ônibus ficou a disposição para fazer o transporte das pessoas interessadas em doar sangue. O ônibus levou os doadores do hospital Dr. Jayme até a Unidade de Coleta à Distância, localizada no Hospital Dório Silva, também na Serra.

“A Agência Transfusional do hospital desenvolve um trabalho, leito a leito, de conscientização dos pacientes e acompanhantes para a importância da doação de sangue, mas ainda assim, consideramos a procura baixa. As pessoas precisam estar conscientes de que doação de sangue é um ato de amor ao próximo, realmente, de doação em todos os sentidos”, completou o responsável técnico da Agência Transfusional do Hospital Dr. Jayme, Breno Freitas Quintão.

Por outro lado, o corte de cabelo garantiu a doação de cabelo para confecção de perucas. Duas mulheres resolveram mudar o visual e ainda ajudaram o próximo. Elas doaram parte dos cabelos para o programa Banco de Perucas do Hospital Evangélico de Vila Velha. O programa disponibiliza, gratuitamente, perucas para as mulheres que têm queda de cabelo durante o tratamento de quimioterapia. “Eu já estava pensando em cortar o cabelo e aqui fiquei sabendo que era possível doar. Já enfrentei na família caso de pessoas com câncer e sei o quanto é difícil, e muitas vezes, desesperador. Só espero ajudar, contribuir para a felicidade de alguma mulher”, confessou Raiany Schmidt Prolon, técnica de enfermagem.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard