08/04/2010 06h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Dia Mundial de Luta contra o Câncer: Sesa alerta para aumento da estimativa da doença no Estado

Os casos de câncer no Espírito Santo devem aumentar em 7% neste ano, em relação a 2009. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que prevê 9.340 novos casos da doença no Estado - 630 a mais que no ano anterior, quando estavam estimados 8.710 notificações.

O aumento mais significativo está previsto para os casos de câncer de cólon e reto, traquéia, brônquios e pulmão, cavidade oral, esôfago e próstata. Em 2010, os cânceres de mama e de próstata poderão ser maioria dos casos, 820 e 1.040 respectivamente.

Para a coordenadora de Combate ao Câncer da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rita Rocha, o aumento se deve ao envelhecimento da população e ao estilo de vida de cada individuo.

Segundo a coordenadora, a detecção precoce do câncer evitaria pelo menos 40% das mortes causadas pela doença, lembrada nesta quinta-feira (08), quando se celebra o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

A mudança de hábitos e atitudes saudáveis no dia-a-dia podem contribuir para que esse número seja menor nos próximos anos, já que, com exceção das predisposições genéticas, muitos dos casos de câncer estão diretamente ligados ao estilo de vida.

“Cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, ficar longe de cigarro é álcool e se proteger com filtros solares são atitudes simples que contribuem para a saúde. A falta de tempo, o tabagismo, o estresse e os hábitos modernos, como comidas prontas e o sedentarismo, são algumas das principais causas da doença.

Em 2008, a Organização Mundial da Saúde estimou que ocorreriam 12,4 milhões de casos novos e 7,6 milhões de óbitos por câncer no mundo”, conta Rita Rocha.

Ela afirma que a população deve mudar sua maneira de viver, criando hábitos mais saudáveis. “É preciso que as pessoas, principalmente os mais jovens, se conscientizem dos malefícios do cigarro, das comidas processadas e enlatadas, do álcool e também da exposição excessiva ao sol sem proteção”, explica a coordenadora da Sesa.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce também é importante para que o paciente tenha sucesso no tratamento. “Se detectado cedo, a doença tem mais chances de cura e é possível evitar óbitos”, afirma a coordenadora.

Por isso, de acordo com Rita Rocha, é importante que a pessoa fique atenta ao aparecimento de algum sintoma persistente. No caso das crianças, são os pais que devem observar o surgimento de problemas de saúde. “Ao apresentar algum tipo de problema de saúde constante, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para a realização dos exames para diagnóstico”, recomenda Rita Rocha.

Para ela, também não devem ser esquecidos os exames de rotina, como exame de mamografia, do colo do útero e da próstata. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para tratamento na rede de alta complexidade oncológica (cirurgia, quimioterapia e radioterapia), referenciada para o atendimento de câncer.

Alimentação saudável pode prevenir o câncer (Fonte: Inca)

Há alguma relação entre a alimentação e o câncer?
Sim. A alimentação tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago. Alguns alimentos protegem o organismo e outros aumentam o risco de surgimento da doença. Além disso, o peso de uma pessoa também tem relação com o câncer.

Que alimentos previnem o câncer?
Frutas, verduras e legumes contêm nutrientes, tais como vitaminas e fibras, que auxiliam as defesas naturais do corpo. Procure consumir, no mínimo, cinco porções de frutas, legumes e verduras variadas todos os dias. Lembre-se que vegetais como batatas, mandioca e inhame não entram nessa conta. Prefira carnes cozidas ou assadas.

Que alimentos aumentam o risco da doença?
Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. É o caso de alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Por isso, procure evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como lingüiças, salsichas, salames, presuntos e blanquet, dentre outros.

O uso de suplementos alimentares previne o câncer?
Suplementos alimentares não são recomendados para a prevenção do câncer. São produtos destinados a complementar a dieta alimentar normal e só devem ser usados sob orientação profissional. Aumente o consumo dos nutrientes por meio da alimentação.

Como o peso do corpo está ligado ao câncer?
Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

Há alguma outra dica relacionada à alimentação?
Sim. É importante a mulher grávida saber que a amamentação reduz o risco de bebês se tornarem crianças obesas. Além disso, mães que alimentam seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses têm menor chance de ter câncer de mama.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard