20/11/2009 12h52 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Dia Nacional da Homeopatia: Sesa oferece tratamento desde 2001

Neste sábado (21), é comemorado o Dia Nacional de Homeopatia, reconhecida como especialidade médica no Brasil, em 1980. No Estado, a prática terapêutica é oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2001. Em oito anos de funcionamento, o Centro de Referência em Homeopatia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atingiu a marca de 13.700 pacientes cadastrados, o que representa uma média de 1.700 novos usuários por ano.

O coordenador do Centro, Almir Espírito Santo, explica que a homeopatia é indicada para todas as situações clínicas. Mesmo em casos cirúrgicos, pode oferecer ajuda importante no alívio de sintomas. “É interessante observar que a homeopatia, por seus princípios, dá especial atenção ao indivíduo, buscando a cura e não apenas o desaparecimento da doença orgânica que o trouxe ao consultório”, completa.

Esta especialidade pode ser empregada em qualquer doença, aguda ou crônica, sem limitação de sexo ou faixa etária. Pode também ser utilizada de forma preventiva e em epidemias. Vários estudos apontam seu emprego nas mais diversas situações clínicas, podendo ser tratamento único ou complementar a outras formas de intervenção.

“Os medicamentos não apresentam efeitos colaterais nocivos e, quando surge algum desconforto após sua ingestão, pode indicar ao médico necessidade de nova observação, o que nos facilita sobremaneira porque geralmente aí surgem sintomas de um medicamento mais adequado e que poderá levar à cura”, explica o coordenador.

Patologias

De acordo com o médico, as patologias mais comuns apresentadas pelos pacientes são as de origem respiratória; gástricas; do aparelho locomotor, como as artroses e os distúrbios osteomusculares; além dos relacionados aos movimentos repetitivos.

“Também é muito frequente atendermos crianças com hiperatividade e pessoas com problemas neurológicos e psiquiátricos, como depressão, por exemplo”, enumera. Uma pesquisa realizada em 2004, no Centro, demonstrou que a adesão à homeopatia gira em torno de 86%, sendo que o restante desiste antes de finalizar o tratamento.

A maioria dos pacientes atendidos no Centro de Homeopatia e Acupuntura da Sesa é da Grande Vitória, mas há muita procura por pessoas de municípios do interior do Estado. Os pacientes recorrem ao serviço referenciado por outros profissionais, porém, a maioria vem por conta própria, já que o atendimento é aberto a todos.

Fluxo

Para ter acesso aos serviços, o paciente não precisa ser encaminhado por unidade de saúde, nem ser referenciado por profissional médico, pois a adesão é espontânea. Ele também não precisa ir pessoalmente ao local, bastando ligar para o telefone (27) 3388-1637 para obter as informações necessárias ao agendamento de consulta.

Neste primeiro contato, o usuário é convidado a assistir a uma palestra explicativa sobre o serviço e a especialidade e, depois, a consulta de 1ª vez é marcada. A palestra, realizada a cada 15 ou 20 dias, é ministrada por um médico do serviço e abrange as características da Homeopatia, seus fundamentos, vantagens, os cuidados com o medicamento e a importância de evitar a automedicação.

Além desta, é oferecido, a todos os interessados – usuários, público em geral e profissionais de saúde – o Ciclo de Palestras do Centro de Referência, realizado durante todo o ano na primeira terça-feira de cada mês, das 14 horas às 17h30, no auditório do CRE Metropolitano, em Cariacica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard