16/02/2009 05h10 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Docentes concluem capacitação para atuarem em Curso de Especialização em Atenção Primária

Termina, neste sábado (14), a primeira fase da Capacitação Pedagógica, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Participam 120 profissionais de educação, que atuarão como docentes no Curso de Especialização em Atenção Primária, uma das ações do Projeto Estruturante de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária da Saúde do Estado. A capacitação acontece na Faesa, na Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Os docentes irão capacitar cinco mil profissionais da Atenção Básica de todos os 78 municípios do Estado até 2011. Para isso, serão investidos R$ 33 milhões. Ainda neste primeiro semestre, serão oferecidas aproximadamente 850 vagas, divididas em 24 turmas. Mas este número vai crescer. Até o final do ano serão 150 turmas formadas. O curso terá início em março.

As aulas serão ministradas por cinco instituições credenciadas pela Sesa: Faculdade Salesiana de Vitória e Faculdades Integradas Espírito-Santense (Faesa), em Vitória; Faculdade São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim; Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), em Serra e Colatina; e Faculdade Pitágoras, em Linhares. Mas o Estado pretende expandir a área de atuação com o credenciamento de mais instituições de ensino para o próximo semestre.

A inscrição dos alunos foi feita pelo próprio gestor de saúde, que repassou à Sesa os nomes dos servidores selecionados de acordo com o número disponível de vagas para cada localidade. Os nomes dos inscritos estão sendo enviados, pela Secretaria, às instituições de ensino.

O curso, que será voltado para médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF), será realizado devido à necessidade de qualificação das equipes e gestores. A indicação para o curso ocorreu desde o processo de certificação das equipes de Saúde da Família, ocorrido em 2005, e da implantação do Projeto Avaliação para Melhoria da Qualidade, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

Os desafios do curso de especialização são: o enfrentamento à baixa qualificação dos profissionais das equipes para o trabalho familiar e comunitário e a efetiva mudança do modelo da atenção à saúde, e também dos indicadores de saúde, valorizando e investindo no desenvolvimento de projetos de impacto e experiências exitosas.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro