03/11/2008 06h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Documentos do Hospital Dório Silva serão preservados por empresa especializada

Do papel para o microfilme. Os documentos do Hospital Dório Silva (HDS), na Serra, acumulados ao longo de 20 anos de história, serão organizados e arquivados por uma empresa particular, contratada para fazer a gestão de documentos do Hospital. O objetivo é acabar com aquilo que se conhece como “arquivo morto”, permitindo guardar as informações de forma precisa e adequada.

Além disso, será possível otimizar o espaço do HDS, já que a documentação ocupa um espaço considerável dentro da administração do Hospital. Serão arquivados prontuários de pacientes, fichas, arquivos financeiros e do departamento pessoal, acumulados até 2005. Os documentos mais recentes permanecerão no Hospital, dentro do arquivo corrente da instituição.

A diretora-geral do HDS, Sônia Dalmolin, explicou que o Hospital não possui espaço suficiente para guardar tanta informação, por isso foi solicitado a guarda das informações em uma empresa especializada. “O HDS tem 20 anos de funcionamento. Os documentos geram grande volume, ficando inviável a ocupação de áreas do Hospital para sua acomodação”.

No contrato de prestação de serviço da empresa, haverá entrega de documentos uma vez por dia e entrega de documentos em caso de urgência. “Os documentos solicitados serão buscados na empresa, pois já foi definido que a ação será desta forma. Além disso, a empresa vai fazer a guarda dos documentos com segurança, sigilo e em ambiente climatizado”, esclareceu Sônia.

A diretora-geral garantiu que não haverá prejuízo algum para os pacientes ou profissionais médicos. “Quando se fizer necessário, os documentos serão solicitados à empresa”, comentou Sônia.

Além do HDS, os documentos da Central Administrativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também serão arquivados na empresa, juntamente com os documentos do Hospital Adauto Botelho e São Lucas, Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) e Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard