08/11/2011 05h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Encontro reúne pacientes no Dia Nacional dos Ostomizados

No próximo dia 16 de novembro será lembrado o Dia Nacional dos Ostomizados. Para marcar a data, será realizado nesta quinta-feira (10), às 13h30, um encontro com os pacientes do Programa de Atenção ao Ostomizado da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O evento, realizado no auditório do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, terá apresentação do grupo de teatro do Caps e sorteio de brindes.

O Programa de Atenção ao Ostomizado presta cuidados e disponibiliza bolsas e sondas a pessoas que passaram por cirurgias de colostomia ou urostomia. Atualmente, 1.200 pacientes de todo o Estado são cadastrados no programa, que distribui mais de 17 mil bolsas gratuitamente por mês. A quantidade de bolsas fornecidas depende do diagnóstico de cada paciente. Alguns precisam de 15 por mês e outros chegam a usar 30.

Além das bolsas, é prestada orientação e acompanhamento aos pacientes com uma equipe multidisciplinar, composta por médico, assistente social e enfermeira. O acompanhamento médico prevê o controle e avaliações regulares dos usuários, incluindo até mesmo a realização de cirurgias de reversão para os casos temporários.

Em todas as segundas quintas-feiras do mês é realizada uma reunião de orientação aos pacientes, que também serve como uma oportunidade para troca de experiências e informações. A reunião desta quinta será especial devido ao Dia Nacional dos Ostomizados.

Cirurgia

A ostomia é uma intervenção cirúrgica, feita em pacientes com câncer do intestino, colo ou reto; além de portadores de anomalias congênitas, vítimas de acidentes de trânsito ou agressões por armas de fogo ou armas brancas que têm o intestino ou outro órgão perfurado.

A cirurgia cria uma comunicação entre o órgão interno e o exterior com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. Por causa dos procedimentos cirúrgicos, eles não conseguem controlar as necessidades fisiológicas e precisam utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina. A nova abertura que se cria com o exterior chama-se ostoma. O portador do ostoma é chamado de ostomizado.

A ostomia pode ser temporária ou permanente. A maioria dos pacientes (60%) é vítima de câncer de intestino e possui ostomia permanente. O avanço das técnicas cirúrgicas e o diagnóstico precoce do câncer têm reduzido o número de ostomias definitivas, levando o paciente a utilizar as bolsas temporariamente.

Atendimento

O Programa de Atenção ao Ostomizado funciona no CRE Metropolitano (Cariacica) e também nos CREs de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. Para se cadastrar, o paciente deve apresentar laudo do médico solicitante, especificando o tipo de cirurgia feita, cartão do SUS, cópias da carteira de identidade e do comprovante de residência. O cadastro é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

A entrega das bolsas coletoras é feita todas as terças e quintas-feiras, das 8 às 16 horas. O atendimento médico dos pacientes cadastrados é feito às segundas e sextas-feiras, conforme agendamento.

Programa de Atenção ao Ostomizado
CRE Metropolitano

Rod. Br 262 Km zero - CRE-Metropolitano, 1º andar Anexo - Jardim América, Cariacica
Tel.: 3388-4486

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard