24/09/2004 11h08 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Enfermeiros aprendem como lidar com pacientes ostomizados

Aconteceu ontem (23), no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em São Mateus, a abertura do “I Curso de Capacitação para atendimento de ostomizados”.

O curso foi desenvolvido para atingir enfermeiros de toda a região Norte do Estado do Espírito Santo. No total, foram 42 profissionais inscritos no projeto que tem como objetivo capacitar e orientar o público da área
de enfermagem sobre como lidar com os pacientes ostomizados.

Ostomizados são pessoas que tem problemas intestinais e dificuldade em expelir as fezes e a urina. Por isso, fazem uma cirurgia para construir um novo caminho para a saída das necessidades físicas. Atualmente, essa intervenção é feita na parede abdominal, pela qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são
expelidas.

O município de São Mateus tem 10 pacientes cadastrados nessa situação, que precisam se deslocar até Vitória, de quatro em quatro dias, para a troca da bolsa.

Para evitar esse transtorno e oferecer mais um serviço do Sistema Único de Saúde no norte do Espírito Santo, o diretor do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, numa parceria com o Centro Regional de Especialidades, CRE, de São Mateus, está realizando o Curso de Capacitação, que termina hoje (24).

A presidente da Associação Estadual de Ostomizados, Márcia Patrícia de Araújo, acredita que o desgaste pelo deslocamento dos pacientes acabará após a realização deste trabalho. “A nossa intenção é capacitar os profissionais na região de São Mateus para que os pacientes não precisem viajar para ter assistência. Além disto, o município vai contar, também, com equipamentos necessários para a comodidade dos usuários do SUS”.

O programa de assistência aos ostomizados será iniciado em São Mateus, após a realização do curso de capacitação. Ao total, em todo Brasil, existem cerca de 18 mil ostomizados. Deles, 53% são mulheres e 42% homens.
Coordenado pela gerente de enfermagem do Roberto Silvares, Shirley Passos da Silva Gomes e pela presidente da Associação Estadual de Ostomizados, Márcia Patrícia de Araújo, o curso contou com as palestrantes Fabíola Costalonga, enfermeira e coodenadora do programa de ostomizados do CRE de Vitória e da ostomoterapeuta, Néria Invernizzi da Silveira, que veio de São Paulo especialmente para passar ensinamentos para os profissionais da área.

“As palestras foram direcionadas, para orientar os enfermeiros, desde ao preparo de curativos, até aos cuidados gerais que se tem que ter com os pacientes que se encontram nestas circunstâncias”, relata Shirley Passos da Silva Gomes.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cintia Zaché – gerente de Marketing e assessora de comunicação
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard