20/09/2013 12h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

Espírito Santo conhece trabalhos mais relevantes para a saúde pública

Os dez trabalhos de maior contribuição para a saúde pública capixaba foram conhecidos nesta quinta-feira (19), com a conclusão da 2ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde (Expoviges), realizada em Guarapari. Foram premiadas iniciativas com resultado positivo implantadas nos municípios, Estado e também na área acadêmica (veja lista abaixo).

Para um dos organizadores do evento, Gilton Almada, a adesão do público foi boa e o objetivo da Mostra, que é promover a troca de experiências, foi alcançada. “A participação foi muito boa, mais de 300 pessoas se inscreveram. Foi um momento de troca de experiência, independentemente se foram vencedoras ou não. Acompanhamos o que Estado, municípios e academia estão promovendo para aprimorar a saúde pública”.

Ao longo dos dois dias de Expoviges, 35 profissionais participaram como jurados e ajudaram a eleger os 10 trabalhos mais relevantes para a saúde pública capixaba. Um dos itens levados em consideração na avaliação foi a capacidade de reprodução. “Consta no edital a questão da reprodutibilidade. Não adianta ter um trabalho mirabolante com tecnologias avançadas que não pode ser reproduzido em outros municípios”, explica Gilton.

A 2º Mostra selecionou 30 inscrições em 10 categorias diferentes agrupadas em três modalidades distintas. Cada uma delas voltada para experiências bem-sucedidas no âmbito municipal, estadual e na área acadêmica. O recebimento de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação foi a novidade desta segunda edição.

Vencedores

Categoria: Saúde Ambiental e do Trabalhador

Trabalho vencedor: Eficiência na produção dos agentes de combate a endemias em um município prioritário no combate à dengue em Anchieta
Autor: Gabriel Pitanga Soneghet, Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta
Contribuição: Sugere-se a avaliação da produtividade dos agentes comunitários de endemia de maneira criteriosa. Esses agentes devem atuar em conjunto com os agentes comunitários de saúde para se evitar duplicidade de ação.

Categoria: Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde

Trabalho vencedor: Prevenir, melhor que remediar
Autor: Cristiane Freire Bastos de Freitas, Hospital da Polícia Militar (HPM)
Contribuição: A importância do controle do indicador como a pressão arterial nos diabéticos, previne: 60% das amputações de membros inferiores; 50% das doenças renais terminais; 40% das doenças coronarianas; 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC), popularmente como derrame.

Categoria: Produção técnico-científica de estudantes universitários (graduação)

Trabalho vencedor: A violência contra o idoso - proteção social e interfaces com o serviço social
Autora: Alexandra Lourenço Alves, Faculdade Católica Salesiana
Contribuição: Por meio da pesquisa, foi possível fazer uma reflexão sobre os diversos fatores que permeiam a violência contra o idoso. Ainda foi possível traçar o perfil das vítimas, o vínculo do suposto agressor e as formas mais comuns de violência contra o idoso em Vitória.

Categoria: Vigilância Sanitária

Trabalho vencedor: Geovisa - censo sanitário georreferenciado das ações da vigilância sanitária em Anchieta
Autora: Josiane dos Santos, Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta
Contribuição: Utilização de satélite para facilitar o planejamento de ações em todas as regiões do município, permitindo assim uma melhor distribuição das ordens de serviço, bem como a distribuição de agentes fiscais de forma a potencializar o trabalho da Vigilância Sanitária Municipal.

Categoria: Controle da dengue

Trabalho vencedor: Reformulação e informatização do serviço de vigilância epidemiológica da dengue de Vila Velha
Autora: Joana Olympio de Souza Stein, Secretaria de Saúde de Vila Velha
Contribuição: A Vigilância Epidemiológica da dengue de Vila Velha sempre trabalhou as fichas de notificação manualmente, o que dificultava o trabalho interno. Diante disso, o setor planejou e organizou uma forma sistematizada e informatizada de trabalhar as fichas de dengue internamente, de modo a alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Categoria: Doenças negligenciadas

Trabalho vencedor: Tracoma, um problema que persiste em escolares de Marechal Floriano
Autora: Silmara Bruna Zambon, Secretaria de Saúde de Marechal Floriano
Contribuição: O estudo teve a oportunidade de reconhecer e tratar os portadores do tracoma e realizar busca ativa dos contactantes no sentido de prevenir a cegueira pelo tracoma e identificar a eficácia das ações do ano anterior.

Categoria: Vigilância das doenças transmissíveis coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (central e regional)

Trabalho vencedor: Implantação do Sistema Gal no Espírito Santo
Autora: Sarah Perpétuo de Castro Pires, Laboratório Central (Lacen)
Contribuição: O Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é um sistema informatizado desenvolvido para utilização na web para os laboratórios da rede de saúde pública. Por meio desse sistema, o Lacen, a Vigilância em Saúde nacional, estadual, regional e municipal têm acesso às informações em tempo real acerca das solicitações de exame, laudos, levantamentos epidemiológicos.

Categoria: Integração das ações de Vigilância em Saúde e atenção primária à saúde

Trabalho vencedor: Implantação da vacinação permanente no Centro de Detenção Provisória da Serra
Autora: Ana Cristina Duarte Costa, Secretaria Municipal de Saúde de Serra
Contribuição: A articulação entre as secretarias de Saúde dae Serra com as secretarias de Estado de Saúde e Justiça resultou na implantação da sala de vacina e expressivo percentual de vacinação entre os detentos.

Categoria: Vigilâncias Ambiental, Sanitária e do Trabalhador coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (central e regional)

Trabalho vencedor: Investigação epidemiológica de surto de malária nos em Nova Venécia e São Gabriel da Palha
Autora: Gabriela Maria Coli Seidel, Superintendência de Saúde de Colatina
Contribuição: Um surto de malária ocorrido nesses municípios, em 2012, com 15 casos confirmados no total, foi contido devido a diversas ações coordenadas por autoridades sanitárias estaduais e técnicos municipais. Nenhum óbito causado pela doença foi registrado.

Categoria: Produção técnico-científica de estudantes universitários (especialização, mestrado e doutorado)

Trabalho vencedor: Estudo de portadores nasais de Staphylococcus aureus e do risco de infecção sistêmica em pacientes sob regime de hemodiálise em dois centros de diálise da Grande Vitória.
Autora: Manuela Tedesco Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Contribuição: A colonização nasal pela bactéria é fator de risco para o desenvolvimento de doenças. Em vista do alto risco conferido pela colonização persistente, nossos resultados sugerem que a classificação dos portadores nasais pode ser utilizada como um indicador de risco para a implementação de medidas preventivas específicas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard