22/10/2012 09h50 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Espírito Santo ganha prêmio nacional em saúde pública

O Espírito Santo foi um dos vencedores da 12º Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), evento realizado anualmente em Brasília pelo Ministério da Saúde (MS) e que tem como objetivo premiar iniciativas com foco na melhoria da saúde pública em todo o Brasil.

O Projeto Saúde de Ponto a Ponto, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi reconhecido nacionalmente e sagrou-se vencedor por meio de voto popular na área que avaliava os esforços na integração das ações de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos com os serviços de saúde. Além do troféu, a Sesa recebeu uma quantia de R$ 50 mil.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Gilsa Rodrigues, a ideia principal da iniciativa é levar educação em saúde e oferecer serviços à população. As ações são feitas em parceria com os municípios. “Fizemos abordagens sobre diversos temas, como prevenção e tratamento de dengue, hanseníase, tuberculose e Doenças Sexualmente Transmissíveis, por exemplo”, salienta.

Entretanto, o Projeto, que começou no ano passado e continua em curso, também prevê a realização de alguns serviços de saúde, como vacinação para adultos, teste de hepatite B e C, sífilis e HIV. “No ano passado foram ministradas 1.150 doses de vacinas contra hepatite B e tétano e foram realizados 1.720 exames de HIV”, ressalta Gilsa.



O Projeto Saúde de Ponto a Ponto disputou com outros dois de Minas Gerais e Paraná em evento realizado na semana passada. Para receber a premiação, os concorrentes tiveram que passar por uma apresentação oral, de 20 minutos, e depois por um debate. A platéia pôde avaliar cada um dos deles e dar o seu voto.

O Projeto Saúde de Ponto a Ponto foi lançado em 2011 durante a semana do Dia “D” de combate à dengue. A proposta é fazer a abordagem de passageiros dos terminais de ônibus de municípios da Grande Vitória e nas praias capixabas - durante o verão, para ampliar o número de pessoas beneficiadas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard