15/05/2008 05h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Espírito Santo será sede do II Workshop Internacional em Telessaúde

Desta quinta-feira (15) a sábado (17), o Espírito Santo será sede do II Workshop Internacional em Telessaúde. O objetivo do evento é divulgar os avanços em pesquisas nas áreas de Telemedicina e Telessaúde no Brasil e no exterior, apresentar novos projetos e resultados e discutir políticas públicas para atuação nessa área. Apoiado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) e organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Unimed, o workshop contará com apresentações de projetos, programas e iniciativas nas áreas de telessaúde, além de palestras, debates e cursos.

Estarão presentes representantes de órgãos estaduais e federais de fomento à ciência, tecnologia e saúde, e instituições de ensino e pesquisa capixabas e de várias regiões do País.

A abertura oficial, que acontece nesta quinta (15), a partir das 14 horas, contará com a participação do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rogério Silveira de Queiroz, que apresentará a palestra “Políticas Públicas da Secretaria de Ciência e Tecnologia”.

Um dos destaques também será a apresentação da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização que também é a responsável pela Internet acadêmica brasileira.

Rute

O objetivo da Rute é aprimorar a infra-estrutura para telessaúde presente nos hospitais e promover a integração dos projetos existentes nesta área. No workshop, será discutido o desafio da interiorização das redes no Espírito Santo. Outras instituições brasileiras participarão do evento por meio de videoconferências, utilizando a infra-estrutura da Rede.



Durante o workshop também serão apresentados os Projetos de Pesquisa em Telessaúde no Espírito Santo, além de palestras sobre imagens médicas em software livre, armazenamento de informações em saúde pública e projetos e experiências em telessaúde da França e da Itália.

Já no último dia do workshop, serão oferecidos minicursos para os participantes sobre os temas “Projeto Cyclops” (Telessaúde de Santa Catarina), “Minas Telecárdio”, “Ontologias em Saúde”, “Consórcio O3 & IHE”, “Padrões de troca de informação em Saúde”, dentre outros.

O evento será realizado no auditório Unimed – CIAS, localizado na avenida Leitão da Silva, nº 2311, Itararé, Vitória, e os minicursos, nos laboratórios CT/Ufes, na avenida Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Vitória.


Serviço:
II Workshop Interncional de Telessaúde
- Datas: 15, 16 e 17 de maio
- Local: Auditório da Unimed – Cias e laboratórios CT/Ufes, na avenida Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Vitória.
- Inscrições: www.inf.ufes.br/wit2008
- Tel: 3380.3779 e 9316.8589
- Estudantes – R$ 40,00
- Médicos cooperados da Unimed – gratuito
- Professores e outros profissionais – R$ 80,00.

Mais informações sobre o Congresso:
Comissão Organizadora
Rodrigo Varejão Andreão: rodrigova@cefetes.br
Saulo Bortolon: bortolon@inf.ufes.br
Cristine Griffo: cristine@fapes.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sect e Fapes
Luisi Pessôa
Tel: 3380.3780/9964.2490

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard