09/06/2014 11h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Estado capacita técnicos das vigilâncias sanitária e ambiental dos municípios da Região Central

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, nesta segunda (09) e terça-feira (10), em Linhares, duas capacitações para profissionais de 18 municípios da Região Central. Uma delas, voltada aos técnicos de vigilância ambiental, dará destaque ao controle ambiental da febre maculosa. Já os agentes da vigilância sanitária serão treinados na fiscalização de serviços de radiodiagnóstico.

De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, Kesia Margotto Caliari, houve aumento no número de municípios que notificaram casos de febre maculosa na Região Central, passando de seis, em 2005, para 14, no ano passado. A taxa de letalidade também teve crescimento.

Atuar na prevenção é uma das maneiras de se fazer o controle desse problema. Por isso, os técnicos de vigilância ambiental serão capacitados na investigação epidemiológica de suspeitas de febre maculosa brasileira (e outras doenças causadas por carrapato) e na identificação do provável local de infecção para a adoção de medidas de prevenção.

A febre maculosa é transmitida às pessoas pela picada do carrapato que já adquiriu a bactéria causadora da doença de algum animal – chamado de reservatório. Quando surge alguma pessoa com sintomas suspeitos, a vigilância ambiental do município de origem do paciente é acionada para fazer uma ação de rastreamento.

Isso inclui a coleta sorológica desses animais considerados reservatórios. Na Região Central, a capivara é o mais comum, mas podem ser também cães, equinos e bovinos. Na parte prática do curso os profissionais aprimorarão o trabalho de captura de carrapatos, armazenamento e envio e coleta sorológica das amostras.

Vigilância sanitária

Os agentes de vigilância sanitária municipal passarão por treinamento que envolve ações de fiscalização, vigilância, monitoramento e licenciamento de serviços de radiodiagnóstico de estabelecimentos médicos e odontológicos. Entre outros tópicos, serão abordados a legislação sanitária nesse contexto e apresentado estudo de caso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard