18/05/2009 15h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Estado e Município abrem auditoria conjunta na Policlínica de São Pedro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) farão uma auditoria operacional conjunta para apurar o ocorrido na Policlínica de São Pedro no último sábado (16). Também serão avaliadas ações em conjunto para a melhoria no atendimento, como a implantação, nos Prontos-Atendimentos (PAs) de Vitória, do Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Na parceria, a Sesa será responsável pela capacitação dos profissionais municipais.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi trata-se de uma ferramenta auxiliar na definição da ordem do atendimento em função do potencial de gravidade do paciente, já utilizado no Hospital Dório Silva (HDS), em Serra. Nos PAs, o principal objetivo será dar agilidade aos encaminhamentos dos pacientes considerados de urgência e emergência e que devem ser atendidos por hospital da rede estadual.

“Existe um acordo também com os demais municípios da Região Metropolitana para a implantação do acolhimento com classificação de risco, que é um protocolo internacional criado para organizar a porta de entrada das instituições de saúde e hospitalares. As unidades básicas e os prontos-atendimentos devem se adequar em seis meses”, afirmou o secretário.

Anselmo Tozi completa que alguns hospitais da rede estadual – como o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) e Hospital Arnizaut Roberto Silvares (HRAS), em São Mateus - também estarão utilizando o sistema, que deverá estar em funcionamento até o final do ano.

Em relação ao fato ocorrido na Policlínica de São Pedro no último sábado (16), o secretário afirmou que foi lamentável a paciente ter ido a óbito, já que estava recebendo atendimento médico. “Havia também um leito a espera da paciente e um serviço de remoção”. Tozi disse que os fatos ocorridos serão apurados e se for constatada falha em algum momento, esta será corrigida para que não aconteça novamente.

A Central de Regulação de Internação de Urgência (Criu) da Sesa registrou, neste mês, 198 solicitações de leitos para pacientes provenientes de PAs. Destes, 126 vieram do PA da Praia do Suá e 72 do PA de São Pedro. Dos pedidos, 32 foram para vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todas as solicitações foram atendidas pela Central, sendo que 60 leitos foram comprados na rede privada.

Classificação de risco

No Acolhimento com Classificação de Risco, o paciente é avaliado logo na sua chegada à unidade e os profissionais da equipe de acolhimento estabelecem a ordem do atendimento, de acordo com o grau de sofrimento e gravidade, por um sistema de cores.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato. A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento mais rápido. Já a verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em unidades de saúde.

Com o novo sistema de seleção reduz-se o tempo para o atendimento médico, fazendo os encaminhamentos necessários e retornando informações aos familiares com maior rapidez. O Hospital Dório Silva é referência para o Acolhimento, que deve ser adotado em todos os hospitais públicos do Estado, nos próximos anos.

Prontos-Atendimentos de Vitória atendem mais de 700 pessoas por dia

Os prontos-atendimentos da Praia do Suá e de São Pedro registram mais de 700 atendimentos de urgência por dia. Os PAs atendem os casos de média complexidade como dores agudas, crises hipertensiva, crises renais e pequenas cirurgias. Nos casos de alta complexidade, como infarto no miocárdio, traumas graves, entre outros, os pacientes devem procurar um Pronto Socorro de um hospital.

Os pacientes graves que procuram os PAs recebem o primeiro atendimento e são cadastrados na Central de Regulação de Vagas do Estado. A remoção é realizada por empresa que presta serviço à Sesa.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karla Hoffmann e Fernanda Porcaro