23/12/2009 12h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Estado e municípios assinam convênio para a construção de 10 unidades de saúde

Prefeitos de 10 municípios assinaram convênio com o Governo do Estado para a construção de unidades de saúde em suas cidades. O coordenador do Programa Capixaba de Investimentos e Empregos, vice-governador Ricardo Ferraço, e o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, receberam os chefes dos executivos municipais, secretários de Saúde e deputados estaduais no Palácio da Fonte Grande nesta quarta (23). Os investimentos, que serão realizados por meio da Sesa, beneficiarão pelo menos 60 mil capixabas.

“Queremos garantir a estruturação da Atenção Primária para torná-la uma base forte para dar as respostas que o sistema de saúde precisa. Estamos entregando o projeto completo das unidades para os municípios, além do recurso ainda este ano. Basta aos municípios apontarem o terreno e fazerem a licitação da obra. Também estão previstos recursos para o mobiliário e equipamentos”, resumiu Tozi.

As 10 unidades serão construídas em Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Governador Lindenberg, Guarapari, João Neiva, Pedro Canário e Rio Bananal. Elas terão mais de 600 metros quadrados de área, incluindo auditório com 90 lugares, e capacidade para atendimento de, no mínimo, seis mil pessoas cada. Além disso, abrigarão duas equipes de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Para as obras de cada uma delas, o Governo do Estado repassará R$ 1,1 milhão, totalizando R$ 11,6 milhões. A contrapartida dos municípios será a cessão do terreno.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o Governo do Estado, com as parcerias, está também fortalecendo os municípios, num modelo de descentralização das ações que cria oportunidades e melhora a qualidade de vida dos capixabas. Após a publicação dos convênios, os prefeitos estão aptos a licitar e contratar as obras das unidades de saúde.

“Nosso compromisso com os municípios é levar obras, programas e investimentos, mas também emprego e renda, ou seja, fazer a economia girar. Como a construção dos novos equipamentos públicos é de responsabilidade das administrações locais, as empresas de cada região têm a possibilidade de realizar as obras e utilizar a mão-de-obra dessas cidades. Com os investimentos do Governo neste ano, geramos mais de 20 mil empregos com carteira assinada. Nesse caso específico, ganha o cidadão que precisa de serviço de saúde de qualidade e ganha também quem precisa de trabalho”, disse Ricardo.

A estruturação do sistema de saúde público municipal é uma das estratégias do Governo do Estado para reforçar o atendimento na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), pois estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Dada a importância do tema, a Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo é um dos projetos estruturantes do Governo. Entre os objetivos estão a ampliação do trabalho da ESF para áreas de condições de risco socioeconômico e com vazios assistenciais. A meta é, até 2010, aumentar de 50% para 70% esta cobertura entre os capixabas.

Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde fará investimentos que ultrapassam R$ 92 milhões para a construção de mais de 80 unidades de saúde. Os recursos pertencem ao Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos, para qual o Governo do Estado destinará R$ 1 bilhão.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn