04/02/2005 14h27 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

de Especialidade Odontológica
(CEO).

No local, a população

receberá atendimentos de média complexidade, como aplicação de flúor e resina, tratamento de canal, extração dentária, cirurgia periodontal, prótese dental, restauração, detecção precoce do câncer de boca, além de atendimento a portadores de necessidades especiais.

De acordo com o coordenador Estadual do Programa de Saúde Bucal, Moysés Francisco Vieira Netto, “a Prefeitura de Vitória firmou uma parceira com o Estado, que vistoriou a Unidade de Saúde onde será implantado o CEO e atestou que o local cumpre todos os requisitos”.

“Constatamos que as instalações, os equipamentos e os materiais disponíveis atendem as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde e qualificam a Unidade de Saúde para o funcionamento das especialidades odontológicas”, destaca Moysés. “O CEO ampliará o acesso a estes serviços que nos dias atuais são tão difíceis”, enfatiza.

O Ministério da Saúde recomenda que a habilitação dos municípios para o CEO deve ser orientada pelo Plano Diretor de Regionalização (PDR), que garante maior acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde e melhor gerenciamento dos recursos recebidos para manutenção da saúde.

A microrregião de Vitória, desenhada pelo PDR, é sede de módulo assistencial em saúde para os municípios de Cariacica, Viana, Santa Leopoldina, além da Capital. Nos quatro municípios reside uma população com mais de 720 mil habitantes.

Estão sendo implantados mais três Centros de Especialidades Odontológicas no Estado: Serra, Colatina e Nova Venécia. O Centro Municipal de Especialidades de Vitória, e que será inaugurado no dia 24, fica localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro.

Brasil

O credenciamento de Centros de Especialidades Odontológicas é uma estratégia do programa Brasil Sorridente, lançado em março de 2004. O Governo pretende credenciar, em todo o país, até final de 2006, no mínimo 354 unidades e, ainda, fluoretação da água distribuída a 100% dos municípios atendidos pelo sistema de tratamento.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada pelo Ministério da Saúde, constatou que oito milhões de brasileiros são desdentados totais e parciais e, ainda, 30 milhões nunca visitaram o dentista (incluindo 13% dos adolescentes do país).

Infecções dentárias e gengivais podem levar bactérias para a corrente sanguínea e causar problemas graves de saúde como infarto agudo do miocárdio, febre reumática, dentre outros.

Informações Adicionais:
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui