10/09/2004 16h18 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Estado participa da XIII Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com sete bancos de leite e três postos de coleta, a Secretaria Estadual de Saúde participa da XIII Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começa nesta segunda-feira (13) e vai até sábado (18). O leite materno é o alimento mais completo para os recém-nascidos que devem tomá-lo até os seis meses de idade.

De acordo com Tânia Mara Ribeiro dos Santos, coordenadora do Programa Estadual Materno-Infantil, o Espírito Santo tem trabalhado bastante na conscientização da importância do aleitamento materno. “A mulher deve ser incentivada a dar o peito e a doar o leite para auxiliar a alimentação de outros bebês”.

No Espírito Santo, aproximadamente 30 mulheres por mês fazem doação em cada banco ou posto. Isso representa 400 litros de leite por mês, que atendem a todos os bebês que estão internados nas Utins mantidas pelo Sistema Único de Saúde.

As mães podem doar o leite em casa ou nos postos de coleta. Cada mulher deve se cadastrar e realizar alguns exames para saber se o leite pode ser aproveitado. Todo o líquido é pasteurizado e armazenado, com prazo de validade de até seis meses.

Todos os postos de coleta e bancos de leite estarão realizado atividades durante a semana. As mães interessadas podem procurar no norte do Estado o posto de coleta sediado no Hospital Rio Doce em Linhares ou o banco de leite do Hospital São José, em Colatina.

No sul, em Cachoeiro de Itapemirim, funciona um banco de leite no Hospital Evangélico. Na região metropolitana, estão sediados os bancos de leite do Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia, Hospital da Polícia Militar, em Vitória; Hospital Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha; e Hospital Dório Silva, referência em coleta de leite, na Serra.

Dois postos fazem a coleta na região metropolitana. Um em Vila Velha, no Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves, e na Maternidade de Carapina.

Tânia Mara destaca que todas essas atividades estão dentro do Pro-vida, programa estadual para a redução da mortalidade infantil e neo-natal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard