Estudantes do Nossa Bolsa prestarão estágio no Hospital Dório Silva
A iniciativa é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que busca possibilitar que estudantes ingressem no mercado de trabalho e também possam dar a sua contrapartida social pelos benefícios oferecidos pelo Nossa Bolsa.
O HDS é o primeiro hospital da rede pública estadual a implantar o Projeto de Acolhimento com Classificação de Risco, que identifica pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
E para apresentar o serviço “Posso Ajudar”, os dirigentes do HDS promoveram uma reunião na tarde de terça-feira (22) com os bolsistas matriculados nos cursos de fisioterapia, farmácia, enfermagem, nutrição e fisioterapia de diversas faculdades participantes do Nossa Bolsa. Estiveram presentes o subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Carlos Ciciliotti, e o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, a coordenadora do Programa Nossa Bolsa, Dorcas de Freitas, e a diretora do HDS, Sônia Dalmolin.

Em sua apresentação, o subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Carlos Ciciliotti, disse que o Programa Nossa Bolsa é de grande importância social e falou sobre o estágio que será oferecido no Hospital. “O cumprimento do estágio é uma tarefa obrigatória para os bolsistas, pois estarão retribuindo à sociedade a oportunidade que estão tendo de fazer um curso superior financiado pelo Governo do Estado. Mas também será uma grande chance de aprendizado num hospital público de referência no Espírito Santo”, disse.
Em seu pronunciamento, o secretário de Estado da Saúde saudou os estudantes presentes e falou que eles terão a experiência de atuar no projeto de relevância que está sendo implantado no Hospital e adiantou que estudantes de outras áreas também terão oportunidade de estágio na nova unidade do Hospital Dório Silva que está sendo construída na Serra.
“Os estudantes do Programa Nossa Bolsa serão muito bem-vindos e devem aproveitar esta oportunidade de estágio neste novo serviço de humanização que está sendo implantado no Hospital”, falou Tozi.

As bolsas de estudo concedidas pelo Programa Nossa Bolsa são pagas com recursos da arrecadação estadual e, em contrapartida, o estudante beneficiado deve prestar estágio não-remunerado na administração pública com carga horária compatível com seus afazeres escolares e de trabalho.
O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes), e busca apoiar financeiramente estudantes de ensino superior, com bolsas integrais e parciais, para alunos sem condições de custear seus estudos, e que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública e filantrópica do Espírito Santo. Hoje, são beneficiados 2.500 estudantes de curso superior e, ao final de 2008, o Programa contará com aproximadamente quatro mil bolsistas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sect
Luisi Pessôa
(27) 3380-3780/ (27) 9964-2490
luisi@sect.es.gov.br