05/02/2014 10h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

Farmácia Cidadã Estadual de Vitória beneficiará seis mil moradores

Seis mil moradores da Capital poderão retirar medicamento do componente especializado (alto custo) mais perto de casa com a inauguração da Farmácia Cidadã Estadual de Vitória, nesta quarta-feira (05). A unidade está instalada na Avenida Princesa Isabel, nº 245, no Centro, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h. Os atendimentos começaram após a solenidade.

A nova farmácia é fruto de parceria entre o Governo do Espírito Santo e a prefeitura da Capital. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ficará responsável pelos recursos humanos, câmara fria, além dos medicamentos, que terão um custeio anual estimado em torno de R$ 24 milhões. Já a área física, incluindo a manutenção predial e o mobiliário, ficará sob os cuidados do município.

A inauguração reuniu os subsecretários de Estado da Saúde, Rosane Mageste e Fábio Benezath, a gerente da Assistência Farmacêutica Estadual, Maria José Sartório, o prefeito de Vitória, Luciano Resende, além de servidores da saúde e lideranças políticas municipais.

Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde do Estado, Rosane Mageste, essa é a terceira unidade inaugurada (as anteriores são na Serra e em Vila Velha) com o objetivo de descentralizar o atendimento. “Antes, os moradores da Capital tinham de ir até a Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana, em Cariacica. Agora, os cerca de seis mil usuários de Vitória poderão retirar o medicamento mais perto de casa”, destacou.

De acordo com a gerente da Assistência Farmacêutica do Estado, Maria José Sartório, a melhoria do acesso é uma conquista importante, pois muitos pacientes têm dificuldade de deslocamento e a questão da mobilidade urbana é um dos fatores levados em consideração dentro da proposta de promover qualidade no atendimento.

Em 2011, o Governo do Espírito Santo inaugurou a Farmácia Cidadã de Vila Velha para atender moradores do município-sede, e também de Guarapari, Anchieta e Piúma. Já em 2012, Serra passou a contar com uma Farmácia Cidadã Estadual, referência para moradores do município, além de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.



Farmácia Cidadã Estadual

As Farmácias Cidadãs Estaduais representam um conceito moderno de farmácia pública. O projeto foi elaborado pela Sesa com foco no acolhimento humanizado, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização, desburocratização e maior disponibilidade de medicamentos.

Atualmente, existem oito unidades dessas Farmácias: em Vila Velha, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Serra, última a ser inaugurada. A farmácia estadual de Cachoeiro de Itapemirim (que já funciona) está readequando seu espaço dentro do novo conceito concebido pela Sesa.

Diferentemente das farmácias municipais, que fornecem remédios para doenças mais comuns, as Farmácias Cidadãs Estaduais são responsáveis pela dispensação de produtos considerados do componente especializado usados contra doenças crônicas de tratamento prolongado e de alto custo, como Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras.



Números

O setor de Assistência Farmacêutica da Sesa é considerado referência nacional, hoje com 100% de índice de abastecimento de remédios. A média do ano de 2013 foi de 99%. Por ano, o Estado gasta em torno de R$ 80 milhões para fornecer 229 remédios especializados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira/Marcos Bonn
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard