06/11/2013 08h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h39

Farmácia Cidadã Estadual: mais eficiência no serviço à população

Considerado referência nacional, o setor de assistência farmacêutica do Estado manteve, no período de janeiro a outubro deste ano, o abastecimento de remédios de alto custo para doenças crônicas com uma cobertura de 98%. Ao todo, são 335 medicamentos de componente especializado fornecidos à população que faz tratamento prolongado de doenças como Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras. Só neste ano, até o mês de julho, foram atendidos 189.692 mil pacientes nas nove Farmácias Cidadãs Estaduais.

A gerente da Assistência Farmacêutica da Sesa, Maria José Sartório, destaca que o processo de descentralização do serviço vem facilitando o acesso da população. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 340% no número de atendimentos, que saltou de 69 mil registrados em 2002 para 302 mil em 2012.

Segundo Sartório, os números também apontam mais eficiência com menos recursos. “Em 2012, o Governo do Estado gastou R$ 62,3 milhões com a aquisição dos medicamentos que são de sua competência. Neste ano, só até julho, o valor foi de R$ 25,8 milhões, o que sugere um aumento do número de atendimentos com menor recurso financeiro utilizado”, observou a gerente.

O projeto de instalação das Farmácias Cidadãs Estaduais foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dentro de um conceito moderno de farmácia pública, com foco no acolhimento humanizado, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização, desburocratização e maior disponibilidade de medicamentos.

Atualmente, existem oito dessas unidades: em Vila Velha, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Serra, última a ser inaugurada. A farmácia estadual de Cachoeiro de Itapemirim (que já funciona) está readequando seu espaço dentro do novo conceito concebido pela Sesa.

Além dessas, Vitória também receberá uma Unidade, beneficiando cerca de 5.500 cidadãos do município que atualmente retiram seus medicamentos na Farmácia Cidadã Metropolitana, no CRE Metropolitano, em Cariacica.

A Prefeitura já disponibilizou a área, que fica na Avenida Princesa Isabel, no Centro da cidade. O espaço está passando por reformas para se adequar ao padrão Farmácia Cidadã. Os detalhes da parceria foram acertados em reunião entre a Sesa e a Secretaria Municipal de Saúde no último dia 18.

Proposta

Diferentemente das farmácias municipais, que fornecem remédios para doenças mais comuns, as Farmácias Cidadãs Estaduais têm como proposta atender pacientes que sofrem de doenças crônicas de tratamento prolongado e de alto custo.

Lista

Dos 335 itens entre medicamentos e fórmulas nutricionais encontrados nas Farmácias Cidadãs Estaduais, 190 produtos são custeados com recursos próprios do Estado. Vale lembrar que a lista padronizada pelo Governo do ES contempla 265 produtos de fornecimento obrigatório pelo Ministério da Saúde (MS) e outros 70 incluídos pela Sesa para garantir a assistência aos capixabas.

Acesso

Caso necessite de algum desses medicamentos, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual de referência do seu local de residência, para abrir o processo, desde que sejam atendidos os critérios definidos nos Protocolos estaduais e do Ministério da Saúde. Já para ter acesso a remédios básicos, fornecidos pelos municípios, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência.

Mais informações sobre como obter medicamentos pelo SUS estão disponíveis no site da Sesa (www.saude.es.gov.br), no ícone Farmácia Cidadã.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3636-8333/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard