17/03/2008 06h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Farmácias da Sesa começam a fornecer medicamentos trimestralmente a partir desta segunda (17)

A partir desta segunda-feira (17), a farmácia do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começa a fornecer medicamentos excepcionais trimestralmente. Em outras palavras, o período de dispensação de alguns itens poderá ser estendido para até três meses, de acordo com as características do remédio e da doença.

O serviço representa mais uma etapa da implantação da Farmácia Cidadã, prevista para ser inaugurada em junho próximo no CRE Metropolitano, e tem o objetivo de proporcionar mais comodidade aos usuários das Farmácias de medicamentos excepcionais da Sesa que, a partir de agora, se deslocarão menos para receber os medicamentos.

Ao todo são 74 medicamentos, de um total de 177, para os quais há possibilidade de ampliação do período de fornecimento. Esses produtos poderão ser dispensados também a cada dois meses, conforme descrito na lista que relaciona os itens (veja no fim da matéria) e na medida em que os pacientes retornarem à farmácia para receberem os remédios novamente. Estima-se que mais de 15.000 pacientes serão contemplados com essa nova medida.

O fornecimento trimestral será organizado em três passos, de maneira que até junho todos os usuários dos 74 itens já recebam o benefício. A primeira etapa tem início nesta segunda e a próxima no dia 16 de abril, na farmácia de Cachoeiro de Itapemirim, cujo espaço físico está sendo adequado ao conceito de Farmácia Cidadã. Até o fim do ano será a vez da farmácia de Colatina, que aguarda a conclusão da nova área física para ofertar o serviço.

Atualmente existem 38 mil pacientes atendidos pelo Programa de Medicamentos Excepcionais da Sesa em todo o Estado, que disponibiliza remédios para tratamento de doenças raras e de alto custo, entre outras, osteoporose, hepatite c, artrite reumatóide, esquizofrenia refratária, asma grave e hipertensão pulmonar.

Em 2007 foram realizados 245 mil atendimentos e o Governo do Estado gastou R$ 70 milhões para garantir esse serviço, que contou com um nível de cobertura em medicamentos acima de 94%. Se considerado o gasto por habitante, o Espírito Santo é o que mais investe na área de assistência farmacêutica em todo o País.

A Farmácia Cidadã

Além desse serviço, a Farmácia Cidadã oferecerá outros benefícios que também buscam garantir mais comodidade, humanização e melhor qualidade no atendimento aos cidadãos.

A nova farmácia será totalmente informatizada, terá ambiente climatizado, contará com atendimento feito apenas por farmacêuticos, disponibilizará serviços pela Internet, realizará comunicação com os pacientes por meio de torpedos (sistema SMS) e implantará uma central de tele-atendimento para orientar e esclarecer os usuários sobre disponibilidade de medicamentos e outras dúvidas.

Neste ano serão reestruturadas e inauguradas três Farmácias Cidadãs, das cinco existentes atualmente: Farmácia Metropolitana, de Cachoeiro de Itapemirim e de Colatina. Além delas, a Sesa pretende inaugurar outros três locais de fornecimento de remédios excepcionais em parceria com os municípios de Linhares, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

Veja os medicamentos trimestrais que serão distribuídos na primeira etapa:

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha