18/10/2005 16h54 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Fórum de discussão das Políticas às Urgências e SAMU 192 reúne Governo e municípios

Na tarde desta terça-feira (18), aconteceu, no Palácio da Fonte Grande, o Fórum de Discussão da Política Estadual de Atenção às Urgências e Implantação do SAMU 192, que servirá para reiterar os pactos para o estabelecimento da política integrada, garantindo um melhor atendimento à população.

O evento contou com as presenças do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tose, representantes do Ministério da Saúde, deputado estadual Paulo Foletto, além dos prefeitos da Região Metropolitana, secretários de Saúde desses municípios e os parceiros que fazem parte do comitê de organização do projeto.

O representante do Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Ministério da Saúde, Edson Teixeira, disse que até o dia hoje já são 75 projetos implantados em todo o país. Até o fim deste ano, este número sobe para 140, beneficiando cerca de 97 milhões de pessoas.

O secretário Anselmo Tose declarou que em 40 dias o Samu 192 estará funcionando em benefício de toda a população capixaba. Além disso, anunciou a estruturação de um complexo de regulação para monitoramento dos atendimentos realizados pelo Serviço.

O governador Paulo Hartung destacou a união entre as três instâncias – Federação, Estado e Municípios – para a implantação das políticas de atenção à urgência. “O SAMU é um dos resultados do trabalho de reconstrução do Espírito Santo, iniciado a partir do comprometimento da nossa equipe de Governo”.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu 192, é um programa que tem como finalidade garantir a qualidade no atendimento no SUS, prestando socorro à população em casos de urgência e emergência.

O Samu realizará o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar da Grande Vitória, durante 24 horas do dia, com equipes de profissionais de saúde especializadas.

A ligação para o 192 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone nos seguintes casos: problemas cardiorespiratórios; casos de intoxicação, trauma ou queimadura; quadros infecciosos; ocorrência de maus-tratos; trabalhos de parto; tentativa de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com vítimas; casos de choque elétrico.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem para o médico regulador, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento, orientando o paciente, ou a pessoa que faz a chamada, sobre as principais ações.

O médico avalia o melhor procedimento, que vai desde a uma orientação para a pessoa procurar uma Unidade de Saúde; designar uma ambulância de suporte básico de vida; ou de acordo com a gravidade, uma UTI móvel.

Com poder de autoridade sanitária, o médico comunica a urgência ou emergência ao hospital que irá receber o paciente para garantir a continuidade do atendimento.

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