22/03/2010 05h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Gestantes, crianças e doentes crônicos serão vacinados contra H1N1 a partir desta segunda (22)

Nesta segunda-feira (22) tem início a segunda etapa de vacinação contra Influenza Pandêmica (H1N1), conhecida anteriormente também como Influenza A (H1N1) ou gripe suína. Até o próximo dia 02 de abril, serão imunizados gestantes em qualquer período de gestação, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos de idade.

Neste período, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estima que sejam vacinadas 323.912 pessoas: 57.178 gestantes, 189.262 portadores de doenças crônicas e 77.472 crianças. As gestantes poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha, até o dia 21 maio.

A população de seis meses a menores de dois anos de idade deverá receber duas meias doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. O grupo inclui ainda menores de nove anos de idade com doenças crônicas. A vacina pode ser administrada em conjunto com outras vacinas em qualquer intervalo de tempo.

Os doentes crônicos a serem imunizados nesta segunda etapa devem ter menos de 59 anos de idade (veja a lista de doenças abaixo). Já os idosos – acima de 60 anos – portadores de doenças crônicas serão vacinados durante a campanha nacional de vacinação contra influenza sazonal. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 80% do público-alvo brasileiro.

Locais de vacinação

Em todo o Estado aproximadamente 500 postos de vacinação estarão em funcionamento. Recomenda-se que a população pertencente a um dos grupos prioritários da imunização contra Influenza Pandêmica (H1N1) procure a unidade mais próxima de sua casa em um dos dias da etapa correspondente ao seu grupo. Os endereços e horários de funcionamento dos locais de vacinação serão divulgados pelo próprio município.

Doenças crônicas para vacinação

* Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
* Doenças respiratórias crônicas desde a infância (fibrose cística, displasia broncopulmonar);
* Asmáticos (formas graves);
* Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
* Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (distrofia neuromuscular);
* Imunodeprimidos (pacientes em tratamento para Aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
* Diabetes;
* Doença hepática (atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
* Doença renal (insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
* Doença hematológica (hemoglobinopatias);
* Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (doença reumática autoimune, doença de Kawasaki);
* Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
* Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Site da Saúde

No site da Sesa (www.saude.es.gov.br), a população tem acesso a um link direto para o endereço eletrônico do Ministério da Saúde, que disponibiliza as principais informações sobre a estratégia de vacinação, como o cronograma completo das cinco etapas que abrangerão os oito grupos prioritários.

Há ainda dicas de prevenção, histórico da Influenza Pandêmica (H1N1) e as últimas notícias sobre o tema. Para acessar o link, basta clicar no banner “Influenza Pandêmica (H1N1)”, que está situado no lado direito da página principal do site.


Etapas e público-alvo da vacinação contra a Influenza Pandêmica (H1N1):





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard