30/03/2015 11h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Gestores e trabalhadores da Saúde se reúnem nesta terça (31)

Buscar soluções em conjunto. Esse é o objetivo da Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde do Espírito Santo (MENP-SUS-ES), que se reúne nesta terça-feira (31), às 9 horas, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O fórum é formado por bancadas de gestores e trabalhadores, que se encontram mensalmente num espaço de diálogo e colaboração.

Para o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Sesa, Andrey Luis Mozzer, a valorização da MENP-SUS-ES como espaço legítimo de diálogo vai ao encontro de outras iniciativas que vêm sendo adotadas pela pasta para melhorar a administração dos serviços públicos de saúde no Espírito Santo, como a condução de um planejamento regionalizado para aplicação dos recursos e a elaboração de processo seletivo para superintendentes regionais e diretores de hospitais e demais unidades.

A bancada dos gestores é composta por oito representantes. Além de diferentes setores da Sesa, estão representados nessa bancada a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES).

A bancada dos trabalhadores também conta com oito representantes. São eles: Sindicato dos Enfermeiros (Sindienfermeiros); Sindicato dos Médicos (Simes); Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfes); Sindicato dos Odontologistas (Sinodonto); Sindicato dos Psicólogos (SindpsiES); Sindicato dos Trabalhadores Estaduais e Municipais de Saúde (Sindsaúde); Sindicato dos Servidores Públicos (Sindipúblicos) e Sindicato dos Nutricionistas (Sindinutri).

“Estamos montando uma equipe, dentro da área de Recursos Humanos da Sesa, com especialistas em desenvolvimento de pessoas e em desenvolvimento de planos de carreira e medicina do trabalho para dar suporte e andamento às decisões da mesa de negociação. A Saúde, na condição de principal interlocutora da bancada dos gestores, está se propondo a discutir com os trabalhadores entendendo que não se faz gestão sozinho, mas de forma compartilhada”, enfatiza Mozzer.

Em pauta

Entre os assuntos em pauta na reunião desta terça-feira está a apresentação das principais linhas de negociação (protocolos) trabalhadas nas outras 59 mesas de negociação estaduais e municipais do país. Plano de carreiras, cargos e salários; jornada de trabalho; saúde do trabalhador; formação e qualificação profissional. Todos temas que influenciam a qualidade do serviço prestado à população.

O objetivo, segundo Mozzer, é avaliar conjuntamente se os assuntos são relevantes para a mesa de negociação do Espírito Santo e definir quais discussões serão iniciadas primeiro, quais serão deixadas para um segundo momento e até se algum desses assuntos não fará parte da pauta.

Entrarão também em discussão demandas protocoladas pelos sindicatos e pelos gestores conforme acordado na última reunião da mesa de negociação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard