30/06/2010 11h33 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Governador anuncia investimentos em Barra de São Francisco

A população de Barra de São Francisco, Região Noroeste do Estado, comemorou a chegada de novos investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura.

O governador Paulo Hartung anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), o início das obras de construção das obras da Unidade Saúde da Família e do Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT).

O governador chegou a Barra de São Francisco às 8 horas, acompanhado do vice-governador Ricardo Ferraço e dos secretários de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Enio Bergoli, e de Saúde, Anselmo Tozi. Eles foram recebidos pelo prefeito Waldeles Cavalcante e por lideranças e autoridades municipais e estaduais.

Logo após chegar ao município, Hartung e comitiva seguiram para a Câmara Municipal, onde foi realizada a solenidade em que o Governo do Estado anunciou o início das obras de construção das obras da Unidade Saúde da Família e do Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT).
Saúde

Após a solenidade, o governador visitou as obras da Unidade Saúde da Família e o local onde será erguido o do Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT). A Unidade Saúde da Família está sendo construída no bairro Bambé e terá cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 78 lugares e ambientes administrativos. O espaço físico será de 600 metros quadrados e a capacidade de atendimento de, no mínimo, seis mil pacientes.

A Sesa repassou R$ 1.165.377,44 para a construção da unidade, que terá como características físicas janelas para permitir iluminação e ventilação natural; amplo pé direito; salas de atendimento com acessos independentes para os pacientes e profissionais; e jardim interno. Duas Equipes da Saúde da Família e Saúde Bucal poderão atuar no local.

O secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tozi, destacou no evento que a construção da unidade faz parte do projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado.

“Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária e, por isso, estamos investindo no fortalecimento deste segmento”, afirmou o secretário.

A construção da unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

CTT

Já o Centro de Tratamento ao Toxicômano, que será construído no bairro Vaquejada, terá capacidade para atender a 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças. O investimento do Estado, incluindo obras e equipamentos, é de R$ 1,2 milhão.

O espaço físico terá 603 metros quadrados de área construída, que vai abrigar quatro consultórios, dois leitos para desintoxicação, auditório para 50 lugares, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo e quadra de esportes.

“O serviço será referência para dependentes de drogas na região, com acesso facilitado aos pacientes e seus responsáveis, que poderão ligar direto para o Centro para agendar avaliação por uma equipe interdisciplinar, que junto com o usuário, vai definir o perfil clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um”, explica Tozi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard