25/03/2008 16h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Governo anuncia que vai intensificar o combate à dengue

O secretário Anselmo Tozi disse que dará suporte no que os municípios precisarem. Serão disponibilizados recursos financeiros para as ações de combate; nove veículos de Ultra Baixa Volume (UBV), popularmente conhecidos como carro de fumacê, juntamente com treinamento para os operadores dos veículos e os insumos necessários. Serão dois para Viana, Cariacica e Vila Velha e um para Guarapari, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Além disso, a Sesa vai intensificar a capacitação dos agentes dos municípios prioritários, realizará reuniões técnicas para assessorar as ações municipais.

Até semana passada foram 3.198 registros de suspeitas de dengue no Estado, enquanto que no mesmo período do ano passado o número foi de 2.523. Os municípios do interior com elevado número de notificações são Mantenópolis, Pancas, Piúma, Guarapari, Nova Venécia, Cachoeiro do Itapemirim, Anchieta, Viana e Ecoporanga.

O secretário Anselmo Tozi esclareceu que a presença da dengue no Rio de Janeiro não significa necessariamente risco de contágio no Estado. “Temos que estar atentos, independentemente da epidemia no Rio. A situação vivenciada lá serve para chamar a atenção de todos, tanto da população quanto dos profissionais de saúde, para o combate da doença.”

Tozi explicou que existem quatro fatores que interferem para o crescimento da doença no país. “Onde houver presença do mosquito, circulação do vírus, pessoas suscetíveis e clima favorável provavelmente haverá registros da doença”.

Febre hemorrágica do Dengue (FHD)

Foram notificados 26 casos de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) neste ano, com a confirmação de três nos municípios de Vitória, Cachoeiro do Itapemirim e Aracruz. Foram três registros de óbitos deste tipo de agravo, mas ainda sem confirmação.

Saiba como se proteger da dengue

Lixo:

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins:

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana;

- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes:

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

Tonéis e depósitos de água:

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes e baldes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga
lorenafraga@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard